O que é um sistema de gestão?

Muito se fala sobre gestão eficaz do negócio e as ferramentas que podem ajudar nesta tarefa, mas as perguntas que ficam são: o que é, de fato, um sistema de gestão? Para quê ele serve? Quais são recomendadas para o meu negócio? Pensando em tirar suas dúvidas criamos este material. Acompanhe o post da MOTORsw e fique por dentro da gestão e de suas ferramentas!

 

Como um sistema de gestão melhora o seu negócio?

No caso da MOTORsw, trata-se de uma plataforma online que auxilia oficinas e estabelecimentos do ramo automotivo a cuidar de todas as atividades da empresa. É um sistema que contém um conjunto de ferramentas inteligentes para realizar a gestão de inúmeras informações, melhorando o dia a dia do negócio, automatizando processos que antes levavam muito tempo e trazendo maior segurança para clientes, fornecedores e os próprios colaboradores.

 

Quais os retornos?

Sistemas de gestão são mais que um investimento financeiro, eles trazem outros benefícios para as empresas, gerando economia, organização e mais lucros. Confira mais alguns exemplos de bons retornos que o sistema de gestão proporciona:

 

  • Torna a empresa mais sustentável, diminuindo impactos na natureza e economia de recursos.
  • Dá mais segurança para colaboradores, garantindo informações mais completas sobre peças, clientes, ordens de serviço, orçamentos etc.
  • Aumenta a satisfação de clientes, que cada vez mais procuram atendimento eficaz e garantia dos serviços prestados.
  • Expande o potencial da empresa perante os concorrentes, por trazer mais tecnologia e recursos de organização interna para o negócio.

Como os sistemas são estruturados?

Além das vantagens citadas acima, ferramentas de gestão trazem outros avanços para o negócio, como controle de vários departamentos ao mesmo tempo.

 

Explicamos:

Plataformas de gestão combinam várias ferramentas tecnológicas, e um exemplo disso é o ERP – Enterprise Resource Planning, uma evolução das planilhas Excel. Ele que permite o controle contábil, financeiro e fiscal do seu negócio, combinando informações de entradas e saídas, contas a receber, tributos, pagamentos e outras operações. Ou seja, o ERP permite que você tenha controle de vários processos através de uma tela só, permitindo que você também possa organizar tudo conforme as especificidades do seu negócio. Enquanto o EPR cuida das finanças, a plataforma de gestão também trabalha com o CRM, que significa Costumer Relationship Management, e é a base que trata das informações dos seus clientes e todos os dados ligados a eles, como cadastro, serviços, checkups, notas, recibos etc.

 

Todos os sistemas possuem a mesma estrutura?

Não. Cada sistema possui exigências específicas, assim como seu uso, porém eles partem de uma organização formada por categorias básicas, que envolvem a política de administração; o planejamento estratégico; a implantação e a operação; a avaliação do desempenho; as correções e melhorias; e o exame crítico.

 

Quais as vantagens para o meu negócio?

Sistemas de gestão trazem diversas vantagens para os negócios, além do acompanhamento dos mesmos em tempo real.  Ao aprimorar a organização da empresa, ele cria a padronização de processos e traz mais transparência, reduzindo burocracia, tornando o negócio mais competitivo e eficiente. Há redução de acidentes de trabalho, prejuízos com estoque, diminuição de riscos para o meio ambiente, maior produtividade e um clima mais seguro e agradável para se trabalhar o que é visto nos indicadores de saúde e sustentabilidade. Tudo isso é refletido e enxergado pelo público externo, melhorando os indicadores de qualidade, com os dados de uso de recursos ou registros de elogios e reclamações.

 

Chegou a hora de garantir uma gestão eficiente!

Viu, só?! O sistema de gestão não é tão complicado quando vamos entendendo como ele funciona e quais são os fatores que estão conectados a ele. Não é à toa que os empreendimentos vêm utilizando cada vez mais estas ferramentas de gestão, pois elas garantem maior segurança para todos os envolvidos no negócio. Para saber mais sobre o MOTORsw, acesse nosso site e faça um teste gratuito da nossa plataforma!

87

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *