Você sabe para que serve um certificado digital para oficina? Entenda!

Desde julho de 2018, existe a obrigatoriedade de pequenas e médias empresas contarem com o certificado digital. Microempreendedores Individuais (MEI) não estão incluídos dentro da exigência. Essa medida busca garantir a segurança das transações entre pessoas físicas e jurídicas e é essencial para a organização desses processos.

Baseado nisso, este artigo vem para ajudar a sanar as dúvidas que podem persistir quanto ao certificado digital para oficina mecânica. Acompanhe!

O que é e para que serve o certificado digital?

Como brevemente explicado, a ideia aqui é justamente certificar a autenticidade, construindo um arquivo eletrônico para validar informações digitais de empresas para transações online.

Garante-se com esse procedimento a tratativa direta com empresas e a validade jurídica para os casos. Com o certificado, é possível apostar na confiabilidade da assinatura, do envio de documentos pela internet, das transações bancárias, da emissão de notas fiscais eletrônicas etc. Com essa solução, tudo isso pode ser feito com total segurança.

A medida vem para desburocratizar os processos, garantindo maior liberdade para que as empresas deem continuidade às suas operações diárias, sem preocupação com a autenticidade da troca de informações.

Existe mais de um tipo de certificado digital?

Sim, existem dois tipos: A1 e A3. A diferença conceitual entre eles é basicamente o seu tempo de duração — O A1 dura um ano, enquanto o A3 dura três anos —, além da a forma de usufruto da certificação, que pode ser por arquivo digital (A1) , token ou cartão (A3). Confira mais detalhes a seguir.

A1

A certificação digital do A1 é feita por arquivo digital. De forma operacional, essa modalidade faz uso de duas chaves de autenticidade eletrônica: uma pública e uma privada. O diálogo entre elas em qualquer operação é sinônimo máximo de segurança. Mais precisamente, no processo, uma precisa da certificação da outra para decodificar dados. Trocando em miúdos, os dados sigilosos e criptografados só podem ser lidos na intermediação que permite à chave privada reconhecer a chave pública.

Essa certificação tem como hospedagem o computador do usuário e dispensa dispositivos alheios, permitindo acesso remoto e maior segurança, por contar com processos digitais protegidos.

A3

Para usar essa certificação, é preciso lançar mão de dispositivos de Token USB ou cartão de memória. Ou seja, a maior diferença é que, para utilizar o A3, é necessário contar com um hardware, alheio e físico.

Qual a melhor opção e quais as vantagens do certificado digital para oficina?

Por contar com uma maior proteção em um processo exclusivamente online, além da facilidade remota de acesso, é preciso dar um crédito maior ao A1. Isso porque dispositivos de proteção por tokens ou cartões podem ser furtados, mas softwares quase nunca são invadidos.

Além de contar com as facilidades de um sistema online, um certificado digital para oficina permite fazer operações em qualquer lugar, por meio de diversos dispositivos móveis — como notebooks, smartphones ou tablets — possibilitando, por exemplo, que um vendedor da sua oficina possa emitir uma nota fiscal eletrônica na rua.

Quem devo procurar para conseguir o certificado?

Antes de mais nada, é preciso consultar uma empresa especialista para adquirir o certificado e garantir que todas as suas necessidades e dúvidas sejam sanadas conforme a sua demanda. Portanto, entrar em contato direto com a empresa de software que fornece o serviço é algo primordial. Além de garantir a segurança do seu negócio, é possível ainda estudar caso a caso a melhor opção para a sua oficina.

A fim de conquistar o certificado digital para oficina, é preciso buscar informações para se inteirar sobre os processos e as necessidades de contar com essa certificação. Pouco a pouco, com o auxílio de especialistas, é possível fazer o estudo do seu caso, para entender a melhor forma de adquirir seu certificado. Assim, você pode colher os frutos dessa funcionalidade!

Gostou do artigo e quer ficar por dentro das nossas novidades? Siga a MOTORsw nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube. Até mais!

922

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *