Conheça as 3 principais certificações para oficinas

Indispensável dizer que certificações para oficinas representam um passo essencial para se construir a reputação e confiabilidade do seu negócio. No geral, esses são demonstrativos no que diz respeito à capacitação da sua empresa e dos recursos humanos que a compõem.

Imagine as certificações como um documento que prioriza e reconhece a eficiência da sua oficina mecânica. Perfeito, não é? Então, é sobre isso que trataremos a seguir. Continue conosco!

O que são as certificações para oficinas?

Basicamente, são atestados emitidos por instituições especializadas, que se baseiam:

Algumas entidades, como o Instituto de Qualidade Automotiva (IQA) são os responsáveis por avaliar e emitir essas certificações.

Quais são as principais certificações e como obtê-las?

Listamos, abaixo, as 3 principais qualificações para falarmos mais a respeito.

1. ISO 9001

Essa, não por um acaso, é a mais reconhecida das certificações para oficinas. Sem dúvidas, é a mais requisitada, estando presente em vários ramos e diferentes atividades. A avaliação segue procedimentos que observam os processos empresariais para que sejam seguidos certos padrões de ação. Por sua vez, esses padrões garantem o máximo de qualidade em produtos, serviços e atendimento.

Conseguir atender aos requisitos do ISO 9001 não é tarefa das mais fáceis. A sua fama procede, e para conseguir a certificação é necessário um plano completo com fins de mudança de hábitos e otimização da gestão da sua oficina. De um modo geral, os principais requisitos de avaliação giram em torno de:

  • contexto de organização;
  • liderança;
  • planejamento;
  • apoio;
  • operação;
  • avaliação de desempenho;
  • melhorias.

2. Certificado de transmissões automáticas e mecânicas

O órgão responsável por esse tipo de certificado é o IQA (Instituto de Qualidade Automotiva) que, como a própria sigla induz, age na avaliação sobre critérios de inspeção, reparos e substituições em transmissões, além dos diagnósticos realizados. Antes de procurar passar pela análise do IQA, é importante estar atento às exigências do instituto, de modo a certificar se a sua oficina cumpre com os requisitos básicos de tecnologia para realizar os procedimentos que a certificação exige.

3. Qualificação do mecânico de manutenção

Essa é a mais básica, e igualmente fundamental, dentro das certificações para oficinas. É o primeiro e grande passo para atender às exigências de outros selos de qualidade para a sua empresa. Específica para oficinas mecânicas e fundamentada em 2009, pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ela define os requisitos mais básicos de profissionais na área para exercer sua profissão, padronizando um modelo de qualidade.

Agora que você já sabe mais sobre as certificações para oficinas, é importante estar sempre por dentro do assunto para usufruir dos benefícios e da reputação de quem busca se certificar. A preocupação em se manter em dia com a capacitação é sinal de um negócio atencioso, que está em constante procura pelo aprimoramento.

Se você gostou desse artigo, nos informe nos comentários desse post. Estamos aqui para responder suas dúvidas e comentários. Até a próxima!

1706

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *