Programa de qualidade em oficinas - benefícios

Programa de qualidade em oficinas mecânicas: veja os benefícios de implementar

Um programa de qualidade é um medida adotada por empresas de todos os tipos para definir normas e procedimentos padrão para a execução das tarefas, uso de ferramentas e equipamentos, manutenção da salubridade e bom convívio entre colegas.

Seu propósito é melhorar o ambiente de trabalho de maneira geral, bem como garantir a qualidade dos produtos ou serviços prestados pela organização, podendo haver ou não a presença de um profissional responsável exclusivamente por essa função.

Continue conosco para aprender mais sobre programa de qualidade e como implementar essa medida na sua oficina mecânica!

Qual o papel de um programa de qualidade em uma oficina mecânica?

O esteriótipo criado para as oficinas mecânicas não é favorável ao setor. Locais sujos e abafados, ferramentas jogadas ao chão, profissionais mal vestidos e muita desorganização. Entretanto, ainda que alguns aspectos sejam inevitáveis nesse tipo de serviço, muitas atitudes podem ser tomadas para melhorar a experiência dos seus colaboradores e ainda favorecer a qualidade do serviço.

Ainda que o clima e a aparência do local não pareçam influenciar diretamente o resultado de um trabalho dessa categoria, o fato é que a produtividade pode ser sim aumentada quando algumas normas são estabelecidas e o bem-estar dos trabalhadores é beneficiado.

Outro ponto importante diz respeito à própria reputação da sua oficina. Uma vez que essa categoria de serviço comumente negligencia esse tipo de iniciativa, essa pode ser uma oportunidade de se diferenciar no mercado e atrair mais clientes.

Como um implementar um programa de qualidade?

Existem muitos modelos disponíveis para programas de qualidade e sua empresa é livre para formular a sua própria metodologia de acordo com os valores e particularidades do seu negócio. Entretanto um programa muito famoso que é sempre citado como referência é o 5S, um modelo de gestão japonês desenvolvido para orientar a reconstrução do país após a Segunda Guerra Mundial.

Os famosos Ss se baseiam em 5 princípios básicos que podem aumentar significativamente a produtividade no espaço de trabalho. São eles:

  • seiri (senso de utilização) — que procura tornar o ambiente de trabalho mais limpo, agradável e funcional;
  • seiton (senso de arrumação) — que prevê que todos materiais utilizados devem ser guardados em seu devido lugar;
  • seiso (senso de limpeza) — tem como objetivo a limpeza do local de trabalho para que as atividades se tornem mais confortáveis e satisfatórias;
  • seiketsu (senso de higiene) — normas de comportamento e utilização de materiais que garantam a saúde de todas as pessoas;
  • shitsuke (senso de autodisciplina) — assegura a execução do programa de qualidade e estimula a contribuição com melhorias em todos os processos.

Quais as vantagens de utilizar um programa de qualidade?

Um programa de qualidade bem estruturado e respeitado promove melhorias no curto e longo prazo. Citamos algumas vantagens a seguir.

Ganho em produtividade

Um ambiente constantemente limpo e organizado poupa o tempo dos trabalhadores com a busca de peças e equipamentos e também com o preparo do local de serviço. Tudo isso contribui para a produtividade.

Maior satisfação no ambiente de trabalho

Um ambiente organizado e bem sistematizado torna a execução das tarefas mais agradável e contribui para a satisfação dos trabalhadores. As pessoas se unem, se respeitam mais e passam a contribuir para manutenção do clima organizacional.

Aumento da qualidade dos serviços

Com o aumento da produtividade e da disposição dos colaboradores, naturalmente a qualidade dos serviços também é favorecida, bem como a satisfação do cliente ao se deparar com tamanha preocupação da empresa com todos esses aspectos.

Valorização da empresa

Como já foi dito, essas ações podem funcionar como um diferencial importante. Mas acima disso, tais iniciativas aumentam a credibilidade e o respeito pela empresa, seja por parte de seus funcionários, seja por parte dos clientes.

Como você vê, um programa de qualidade pode oferecer uma série de vantagens para sua oficina mecânica, desde o dia a dia do negócio a sua reputação no mercado. No entanto, não se esqueça que cada organização é única e, por isso, ainda que você opte por adotar modelos comprovadamente eficazes como o 5S, é importante modelá-lo de acordo com os ideias do seu empreendimento.

Gostou do nosso conteúdo? Então assine nossa newsletter para receber todas as novidades do nosso blog em sua caixa de e-mail!

Gostou? Compartilhe este conteúdo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Conheça nosso Sistema de Gerenciamento de Oficinas!

Siga-nos

Recentes

Comece agora a mudar a sua rotina, mande seu contato para fazer um teste grátis!