Identificando Gargalos Na Oficina Mecânica

Aprenda como identificar gargalos de produção e corrigir a tempo

O dia a dia em oficina mecânica é repleto de desafios. Manter um bom desempenho e uma boa reputação nesse mercado concorrido requer planejamento, acompanhamento e controle das suas atividades. Para evitar prejuízos e o mau atendimento ao cliente, o empresário desse setor deve saber identificar gargalos de produção.

O objetivo deste artigo é mostrar como é importante conhecer, detectar e eliminar gargalos na sua oficina, pois esses problemas reduzem a sua capacidade produtiva. Acompanhe!

O que são gargalos de produção?

Imagine uma engrenagem, se um ou mais dentes estiverem quebrados, o equipamento que depende dessa peça não vai funcionar com o desempenho esperado; além disso, haverá o desgaste de outros componentes até que a máquina pare ou quebre. Essa analogia representa os gargalos de uma produção. Dentro de uma empresa, eles podem provocar resultados negativos para o estabelecimento, tais como:

  • altos custos de produção;
  • falha nos equipamentos;
  • insatisfação dos clientes;
  • maior tempo para execução das tarefas;
  • comprometimentos dos lucros;
  • riscos de acidentes.

Como identificar gargalos de produção?

Para identificar os gargalos na produção, é necessário que você conheça bem os processos produtivos dentro da sua oficina. Veja algumas dicas para essa verificação!

Mapeie todas as etapas do processo

Um dos primeiros passos adotados para identificar gargalos é mapear todas as etapas. Nesse momento, é necessário reunir todos os setores da oficina (produção, administração, compras e vendas) e refazer o passo a passo de como estão sendo executadas todas as suas atividades.

Busque a causa do problema

Para encontrar as causas dos problemas, gestores e administradores têm o hábito de utilizar uma ferramenta de gestão denominada Diagrama de Ishikawa, também conhecido como causa e efeito ou espinha de peixe. Sua estrutura se baseia em 6Ms, saiba quais são eles:

  • mão de obra (capital humano);
  • método utilizado (técnicas de produção);
  • medida (indicadores de análise e controle utilizados);
  • maquinário (tecnologias aplicadas);
  • meio ambiente (espaço físico do estabelecimento);
  • matéria-prima (materiais adotados).

Conte com a ajuda da tecnologia

Atualmente, estão disponíveis no mercado softwares específicos para gestão de oficinas mecânicas. A grande vantagem dessas ferramentas é a precisão, confiabilidade e rapidez para emitir os seus relatórios.

Como eliminar os gargalos de produção?

Após a identificação da existência dos gargalos de produção dentro da sua oficina e em quais os setores eles acontecem, você deve eliminá-los. Para isso, determine como atacar esses desequilíbrios no seu empreendimento.

Planos de ação

Como o próprio nome diz, esse é o momento de agir e colocar em prática todas as medidas corretivas, seja de caráter administrativo ou técnico, para eliminar os gargalos e os danos por eles provocados.

Análise dos planos de ação

Com a implantação dos planos de ação, não quer dizer que os gargalos foram resolvidos. Eles devem ser acompanhados por ferramentas e índices que forneçam informações do desenvolvimento da produção. Reiteramos a importância de você utilizar recursos tecnológicos específicos para gestão de oficinas — evite essa análise por meio de métodos intuitivos.

Com a leitura deste conteúdo, acreditamos que a partir de agora você sabe o que é e quais são os procedimentos adequados para identificar gargalos de produção na sua oficina mecânica. Após identificar esses desequilíbrios produtivos, siga as nossas recomendações para eliminação dos problemas e danos por eles gerados.

Gostou do assunto? Continue nos seguindo, curta a nossa página no Facebook e acompanhe as nossas produções.

Gostou? Compartilhe este conteúdo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Conheça nosso Sistema de Gerenciamento de Oficinas!

Siga-nos

Recentes

Comece agora a mudar a sua rotina, mande seu contato para fazer um teste grátis!