Indicadores para oficinas mecânicas

Fique por dentro dos indicadores para oficinas mecânicas mais relevantes

Para estabelecer um empresa totalmente funcional e saudável, é preciso estar atento para medidas que vão além do usual no cotidiano do seu negócio. Aproveitar-se das novas tecnologias de coleta de dados é um passo à frente em qualquer escolha empresarial.

Neste artigo, buscaremos esclarecer um pouco mais sobre os indicadores para oficinais e suas funcionalidades para um melhor desempenho diário, tanto técnico quanto empreendedor.

Se modernizar o seu negócio está no dentro do seu interesse, tire suas dúvidas conosco!

Indicadores para oficinas

Afinal o que são os indicadores para oficinas? Com o avanço das tecnologias e das novas formas de pensar o mercado, alguns conceitos são importantes para o desenvolvimento do negócio.

A coleta de dados no dia a dia do seu negócio permite antever problemas e entender o funcionamento do seu empreendimento, bem como o comportamento do seu cliente. De forma inteligente, com a ajuda de um software de gestão, por exemplo, é possível controlar a progressão do seu negócio.

Ticket Médio

Um dos principais indicadores para oficinas é o cálculo do ticket médio. Basicamente, consiste na matemática sobre o valor mínimo que a sua oficina deve faturar em um determinado período de tempo — ticket médio do dia, semana ou mês, por exemplo — para ser equilibrada e saudável financeiramente. Tal cálculo auxilia o empreendedor na hora de definir o orçamento e o valor do serviço.

Margem de lucro

Estar sempre atento à sua margem de lucro permitirá um planejamento mais longevo para o seu negócio. É possível nesses casos idealizar uma negociação para matéria-prima, praticar promoções e reduzir custos. Tudo possível a partir do conhecimento dos dados da sua oficina.

Margem de lucro sobre as peças

Como dito anteriormente, a margem de lucro ao economizar com a matéria-prima no processo de oferecer o seu serviço é primordial. Mais do que isso, é necessário que o dono de oficina concentre esforços para fornecer as próprias peças. Garantir a lucratividade com essa prática é imprescindível.

Produtividade

Com um software de dados eficiente em mãos, abre-se a possibilidade de estudar a produtividade do seu negócio e dos seus funcionários. Os indicadores para oficinas, nesse caso, entram em defesa da competência e da capacitação dos funcionários da sua empresa. Imagine que estabelecendo um nível de profissionalismo e expertise no seu negócio, a empresa poderá prosperar de forma constante.

Processos financeiros

Os deveres do empreendedor não se resumem em apenas pagar as contas. Alguns indicadores do mercado, como saber o seu ponto de equilíbrio, ou como calcular o ROI, são fundamentais.

Ponto de Equilíbrio e ROI

O Ponto de Equilíbrio está ligado ao valor mínimo de faturamento para custear os gastos operacionais do empreendimento e definir quando começa os lucros. Já o ROI, que vem de uma sigla em inglês que é traduzida como “retorno de investimento”, é justamente a matemática feita a partir da contratação de um funcionário ou investimento em recurso e sua taxa de retorno de lucro. Indicadores imprescindíveis para manter o controle do investimento.

Para que todos os indicadores para oficinas citados aqui sejam bem interpretados e bem-sucedidos, é preciso um acompanhamento assertivo e eficiente dessas informações. Para isso, reforça-se a utilização de um software de dados que permita a plena gestão financeira.

Restou alguma dúvida? Estamos aqui para atendê-lo da melhor forma. Por favor, entre em contato e teremos o maior prazer em recebê-los. Até breve!

Gostou? Compartilhe este conteúdo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Conheça nosso Sistema de Gerenciamento de Oficinas!

Siga-nos

Recentes

Comece agora a mudar a sua rotina, mande seu contato para fazer um teste grátis!