5 passos para fidelizar clientes para oficina mecânica

5 dicas de redução de custos em oficinas que você precisa conhecer

Com o mercado competitivo, as oficinas elaboram estratégias para evitar desperdiço e economizar, mas sem perder a qualidade dos serviços nem prejudicar o crescimento do negócio. Para melhores resultados em uma oficina, o proprietário tem que estar atento às novas tecnologias. Isso porque, além de reduzirem custos, elas ainda melhoram a qualidade e a produtividade do negócio e dos serviços.

Embora a redução de custos seja sempre fundamental em um determinado momento para a empresa, sobreviver ao mercado pode não parecer uma tarefa fácil. Pensando nisso, separamos 5 dicas que vão ajudar a alavancar seu empreendimento e a reduzir os custos. Confira!

1. Renegocie com fornecedores

Com o mercado economicamente delicado, muitas empresas estão abertas à negociação. Renegocie com o fornecedor uma maneira de pagamento facilitado ou, se for possível, verifique o valor do saldo à vista para conferir o desconto.

Contudo, se mesmo com a renegociação o valor ainda não estiver nas suas possibilidades, tente entrar em contato com novos fornecedores. Pesquise os valores de várias empresas e negocie com aquela que se adequar ao seu orçamento. Mas lembre-se: para as inúmeras sequências de negociações, é fundamental manter o diálogo e ser paciente, até que ambas as partes entrem em um acordo vantajoso.

2. Elimine desperdícios

O desperdício, em um mercado competitivo, é um dos principais vilões, ainda mais quando o assunto é a redução de custos. Além da organização financeira, as oficinais precisam ser bem-arranjadas fisicamente, para que não haja perda de tempo na realização dos trabalhos.

Máquinas antigas e lâmpadas também precisam ser verificadas para que não desperdicem energia elétrica, principalmente quando ligadas sem necessidade.

3. Invista em profissionais qualificados

Investir em profissionais qualificados melhora a fluidez do serviço e evita o desperdiço em retrabalhos. O conhecimento técnico ajuda a identificar os problemas, assim como a experiência na área também faz a diferença. Ao contratar, verifique as habilidades e as qualificações do funcionário, especialmente sua capacidade de lidar com ferramentas e equipamentos de uma oficina com qualidade.

4. Mantenha a organização do espaço

A organização é uns dos principais pontos para uma oficina reduzir os custos. Uma medida simples e eficaz é treinar e estimular os colaboradores, a fim de que eles tenham cuidado com esse aspecto. Ferramentas e materiais organizados e limpos diminuem o tempo de serviço, pois os funcionários encontraram tudo o que precisam com facilidade.

Nesse caso, tenha no estabelecimento caixas organizadoras e peça para que os funcionários mantenham o ambiente limpo, mesmo após o término do serviço.

5. Aposte em um software especializado

Nem sempre é possível reverter a situação de alto custo do dia para noite. Porém, com o uso de um software, a jornada de uma oficina pode ser facilitada. Com um programa especializado, é possível obter resultados satisfatórios quanto aos gastos e ganhos da empresa.

Atualmente, existem inúmeros softwares que permitem integrar os dados, analisando desde a organização financeira até os possíveis desperdícios. Inclusive, eles são capazes de gerar relatórios precisos e simples.

O software da Motorsw oferece esse controle financeiro para o seu negócio, pois foi desenvolvido para o gerenciamento de pequenas e médias empresas da área automotiva, proporcionando um maior ganho e qualidade de serviço.

Interessou-se pelo assunto e quer saber mais sobre como funciona o software da Motorsw? Então, visite nossa página e veja como ele pode proporcionar a redução de custos na sua oficina!

Gostou? Compartilhe este conteúdo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Conheça nosso Sistema de Gerenciamento de Oficinas!

Siga-nos

Recentes

Comece agora a mudar a sua rotina, mande seu contato para fazer um teste grátis!