Como estabelecer o preço de venda dos serviços da oficina? 

Definir o preço de venda de cada produto pode ser a chave para quem deseja se estabelecer no mercado. Trabalhar com a construção dos valores é uma etapa muito delicada e deve ser bem estudada para evitar prejuízos futuros.

É importante visar o lucro, analisar concorrentes, equilibrar os gastos e, acima de tudo, proporcionar um bom serviço ao cliente. Essas não são tarefas simples, mas com uma boa análise e planejamento, os resultados podem ser excelentes.

Preparamos este conteúdo para que você saiba o que deve considerar para definir o preço de venda dos seus produtos e para que relembre a importância dessa ação para suas finanças. Confira!

Qual a importância do processo de definição do preço de venda?

O objetivo de qualquer empresário é obter o lucro com o seu trabalho, mas isso não significa ter preços altos. Assim, é de suma importância estudar o mercado e o público alvo, a fim de traçar um plano justo para o preço de venda a ser cobrado.

Em sua oficina, por exemplo, a maneira como definir seus preços vai influenciar diretamente no retorno sobre investimento. Então, estude o público e o mercado, assim será possível ter uma noção mais aproximada de valores a serem cobrados.

Como estabelecer o preço de venda ideal dos serviços da oficina?

Para estabelecer o preço de venda ideal, atente-se à alguns passos simples de análise, descubra o preço total do serviço e avalie os seguintes pontos cruciais:

Custos

Neste momento é preciso levar em consideração tudo o que vai gerar custos durante o processo de trabalho. Dentre eles estão os fixos e variáveis, ou seja, aqueles que sempre estarão na produção e aqueles que podem não estar, dependendo do tipo de serviço. Também vale colocar em pauta os custos diretos e indiretos, que mostram se algum gasto está ou não relacionado ao produto final.

Margem de lucro

Sobre o preço total do custo do serviço, deve ser definida uma porcentagem de margem de lucro. Isso porque, este será o lucro que faz o financiamento do crescimento da empresa.

Ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio é o mínimo necessário de serviços a serem feitos para cobrir a somatória das despesas e custos do negócio. Assim, não haverá prejuízo e a partir deste momento os lucros reais começaram a ser recebidos.

Analise a concorrência

Analisar os seus concorrentes é um ponto muito importante para a definição do preço de venda final do serviço, pois o encarecimento dele pode levar os clientes a escolherem a outra empresa. Assim, você terá noção do aumento ou diminuição da margem de lucro.

Cálculo da taxa de marcação

Este cálculo aplicado sobre o custo de serviço em unidade garante o lucro desejado, definindo o preço da venda final.

Visto a importância do processo de definição do preço de venda de cada produto ou serviço oferecido por sua oficina, essa tarefa requer conhecimento e atenção para evitar problemas e danos no controle financeiro. Para isso, a tecnologia pode ajudar a definir o preço de venda do serviço de maneira mais eficiente e assertiva, pois é possível contar com softwares que facilitam o processo.

A Motorsw é uma empresa especialista no segmento de software de gestão para oficinas mecânicas e pode ajudar bastante no processo de precificação, inclusive com relatórios objetivos que facilitam a tomada de decisões.

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