Fique por dentro dos indicadores de performance ideais para a oficina mecânica

Não importa qual a sua empresa, o principal objetivo dela será sempre o progresso. Quando se trata de seu trabalho, nenhum dono de negócio procura ser prejudicado. Da mesma forma ocorre em uma oficina mecânica, um gerente procura em todo instante evoluir, aumentando a credibilidade financeira e produtiva de seu estabelecimento. Os indicadores de performance são muito importantes nesse processo.

Mas isto não é algo que se alcance simples. Com o crescente acúmulo de informações no mercado atual, o trabalho da gerência se torna mais amplo, necessitando de ferramentas que o ajudem a controlar o que ocorre em sua empresa com maior facilidade. Para isso, são usados os indicadores de performance.

Mas, afinal, o que são indicadores de performance e qual a importância para uma oficina mecânica? Ficou curioso? Então continue lendo este artigo e entenda melhor!

O que são indicadores de performance?

Os indicadores de performance é uma série de informações qualitativa que esclarece como está o desempenho de um determinado setor ou processo. Por meio dos indicadores, é possível conhecer melhor a visibilidade e os efeitos nos negócios, principalmente ajudando na tomada de decisões, também servindo como base para estabelecer metas e objetivos a serem alcançados.

Quais são os indicadores ideais para oficina?

Estes indicadores, também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators), são ferramentas criadas para dividir e trabalhar separadamente. Para facilitar o entendimento, separamos 5 indicadores ideais para uma oficina e como utilizá-lo para garantir o sucesso da empresa. Confira!

Produtividade

Este indicador está diretamente ligado às quantidades de ações ou trabalhos realizados em determinado tempo. Busca entender o que leva a uma boa produção na oficina, e tenta aprimorar, para que não haja desperdício de tempo e o trabalho ainda seja feito de maneira correta e satisfatória.

Margem de lucro

Todo serviço realizado deve gerar algum lucro, ou seja, o valor ganho por trabalho deve ser maior que o total de dinheiro investido nele. O indicador trabalha com o estudo dos preços, desde o custo do material que deverá ser comprado para a realização do serviço, todas as despesas necessárias e o valor da mão de obra do trabalhador. Assim, encontrando um preço que gere uma margem de lucro necessária.

Satisfação dos clientes

A oficina realiza pesquisas de campo, até mesmo por meios online, abordando clientes em busca de avaliações de satisfação, buscando entender o que agrada mais os clientes, e o que desagrada, para um melhor desemprenho nos próximos serviços.

NPS

NPS (Net Promoter Score), também é um método de avaliar a satisfação dos clientes. Trabalha com uma pesquisa que avalia em notas de 0 a 10 o serviço realizado. Os clientes são divididos em duas classes: Promotores, os que recomendaram os serviços, e os Detratores, formados por clientes insatisfeitos.

Ticket médio

De maneira simples, este é o indicador de performance que calcula o valor médio gasto por cliente em cada serviço contratado pela oficina. Este valor é importante saber, pois quanto maior ele for, melhor será para o faturamento geral do local.

Pode ser calculado de forma simples, dividindo o total de lucro em um determinado período de tempo pelo número de clientes no mesmo intervalo.

Seguindo o caminho desses indicadores de performance, o trabalho consegue ser muito mais fluido e detalhado na hora de cuidar do desempenho. A falta desse tipo de ferramenta pode gerar uma desordem descomunal em seu local de trabalho, atrapalhando nas execuções, podendo gerar a perda de clientes e, consequentemente, dinheiro.

Desta forma, é sempre muito importante saber utilizar das tecnologias atuais para alavancar este desempenho, pois com ela o contato tanto com funcionários quanto com os clientes se tona mais fácil, permitindo uma troca de informações mais eficiente.

Gostou do nosso artigo sobre os indicadores ideais para sua oficina? Então certamente também vai querer saber como realizar um bom pós-venda em oficinas mecânicas. Boa leitura!

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