Como aumentar a venda de autopeças na oficina? Veja 5 dicas!

Oferecer, não apenas o serviço, mas também o produto, pode ser o que você está procurando para atrair clientes para a sua oficina mecânica. Para isso, aposte na venda de autopeças no seu negócio.

Esse tipo de atitude pode dizer muito sobre como você leva o seu negócio, como tem absoluta confiança na sua matéria-prima e como não abre mão do melhor no funcionamento do dia a dia.

Agora, como aumentar a venta de autopeças? Continue neste artigo e acompanhe nossas 5 dicas.

1. Conheça as autopeças e suas aplicações

É essencial conhecer cada modelo, marca e material das autopeças. Para isso, pesquise suas aplicações e a avaliação no mercado. Treine toda a sua equipe de mecânicos, de modo que todos estejam preparados para responder qualquer pergunta do cliente sobre qual escolher, ou mesmo, qual a mais apropriada para determinada necessidade ou tipo de serviço.

2. Faça promoções

Se estamos falando sobre venda de autopeças, é imprescindível praticar promoções de seus produtos. Mas, claro, não pode ser qualquer tipo de promoção. É preciso ser criativo neste momento!

Para isso, conhecendo bem o seu produto, o dono de oficina pode incluir autopeças em kits, como brindes de outros produtos e serviços, bem como forma de pontuação em um sistema de fidelização ou de descontos progressivos.

3. Venda o seu serviço

Lembre-se: o seu serviço pode e, muitas vezes, deve estar atrelado ao seu serviço. Valorize a sua oficina e seus profissionais, fornecendo as melhores peças do mercado, tendo total confiança no material e oferecendo aos seus clientes o serviço mais adequado para as autopeças a serem adquiridas.

4. Aposte em boas parcerias

E se estamos falando de qualidade para a venda de autopeças, antes de mais nada, é imprescindível garantir uma parceria confiável com um fornecedor que tem condições de oferecer bons prazos, disponibilidade de produtos e a qualidade das peças.

Além da parceria sobre a matéria-prima, é possível ainda vender autopeças no atacado. Mas, para isso, é preciso estabelecer uma base sólida e um plano de abastecimento — que pode ser oferecido, até mesmo, para outras oficinas mecânicas e concessionárias.

5. Mantenha o estoque atualizado

Para fortalecer o seu negócio no ramo de venda de autopeças, o estoque deve estar sempre atualizado, visando suprir as necessidades, bem como evitar desperdícios e acúmulo de produtos. Para transformar a sua marca em referência nesse ramo, é preciso deixar o seu cliente confiante de que ele poderá ser atendido sempre que precisar.

Para manter o controle de estoque, entrada e saída, o empreendedor pode fazer um bom uso de um sistema de gestão para a sua oficina — que ainda conta com uma série de diversas facilidades para outros ramos da administração do negócio.

O mercado de vendas de autopeças pode significar, tanto um complemento aos serviços diários da sua oficina mecânica, como também pode ser a atividade principal do negócio. De toda forma, para ambas as escolhas, é importante estabelecer um plano de gestão, de modo a garantir disponibilidade, qualidade e conhecimento de mercado. Capacite a sua equipe e planeje o próximo passo.

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