Gestão de estoque: entenda os benefícios para a sua empresa.

Qualquer empresa que atue com vendas precisa ter um controle do estoque de seus produtos. Por meio desse domínio, será possível saber ao certo quantos itens estão prontos para serem comercializados, qual a quantidade de produtos que devem ser repostos em estoque e quais já foram vendidos.

Assim, evita-se problemas que possam afetar o caixa ou que gerem atraso nos serviços. Então, preste bastante atenção nestas dicas que serão valiosas para o crescimento da sua empresa e para uma maior organização dentro dela.

Aqui no blog da MOTORsw, você fica por dentro de todas as áreas importantes para a boa gestão de uma oficina mecânica ou estabelecimento automotivo! Por isso, vamos falar neste post sobre a gestão de estoque para oficinas, atividade essencial para o seu negócio, e que pode não estar recebendo a devida atenção.

O que é gestão de estoque para oficinas?

O bom estoque é aquele que garante o abastecimento permanente de peças e matérias-primas necessárias à empresa, sem que existam problemas como atraso no fornecimento das mesmas, sazonalidade no suprimento ou riscos no fornecimento de determinados materiais.

Um estoque ou almoxarifado eficazes proporcionam economia para o seu negócio, pois direcionam os momentos mais importantes da compra, melhorando processos e promovendo eficiência para o dia a dia.

Qual é a importância de se ter uma gestão de estoque?

Para uma oficina mecânica, isso é ainda mais importante! Ao oferecer serviços de manutenção e reparo, é fundamental que a loja tenha uma quantidade de peças razoável à disposição para uso imediato. No entanto, ainda há muitas dúvidas sobre qual a maneira mais eficiente para ter uma gestão de estoque plena e funcional.

Algumas atividades são fundamentais para que um estoque flua e esteja conectado aos outros departamentos do seu negócio:

  • ter controle de entradas e saídas;
  • tratar fornecedores como parceiros;
  • criar rotinas padronizadas para o estoque;
  • manter treinados os colaboradores;
  • estabelecer cuidados com reposição de peças e produtos;
  • realizar boas compras;
  • buscar a organização do espaço de armazenamento.

Quais os problemas ocasionados pela falta de uma gestão de estoque?

Nós sabemos que a demora em encontrar uma peça específica ou a perda de um produto por conta do vencimento são decisivos para o seu negócio, e que um estoque desorganizado pode trazer prejuízos. Além disso, essas questões fazem com que a execução de serviços seja mais demorada, atrasando o atendimento e, consequentemente, ocasionando perda de energia e outros recursos.

Outro ponto importante é que peças e materiais vencidos podem ocasionar problemas operacionais no motor e dispositivos do veículo que está recebendo esses reparos. É por isso que é tão importante o cuidado com a gestão do estoque, pois é uma área que impacta, não somente seus investimentos, mas também seu lucro.

Como aprimorar a gestão de estoque em sua oficina?

Alguns pontos são essenciais para que qualquer tipo de gestão de estoque funcione em uma empresa, seja ela manual ou com a ajuda de um software especializado em gestão de oficinas mecânicas.

Faça o controle do fluxo de entrada e saída de itens

O primeiro ponto a ser feito é identificar em sua oficina quais são os tipos de peças que tem maior fluxo de entrada e saída. Assim, você saberá quais os itens mais comercializados. A partir disso, é interessante classificá-los por frequência de reposição: semanal, mensal, bimestral etc. Dessa forma, você terá os dados necessários para saber a melhor hora para fazer a reposição.

Invista em treinamento de funcionários

Você pode ter o melhor dos sistemas de gerenciamento do planeta, mas não vai adiantar nada se os seus funcionários não souberem como ele funciona e não estiverem capacitados para usá-lo. Por isso, invista seu tempo no treinamento deles e explique a importância de se ter um sistema de gestão de estoque.

Tenha um bom controle financeiro

É importantíssimo ter um controle financeiro eficaz, verificando o quanto será necessário gastar com a reposição de cada uma das peças. Nunca misture suas contas pessoais com as contas da empresa. Um controle financeiro de qualidade exige que todos os gastos sejam justificados.

Crie uma parceria com o fornecedor

E, por último, mas não menos importante, procure sempre manter uma boa relação com os seus fornecedores. É possível que, dessa forma, você consiga negociar bons descontos com eles, além de melhores formas de pagamento e prazos de entrega perfeitos.

Como usar a tecnologia na gestão de estoque?

Para quem não tem um vasto conhecimento em planejamento, uma das saídas mais eficazes são as ferramentas de gestão, como a MOTORsw. Esse tipo de plataforma é completo e acessível, se adaptando à sua realidade e necessidades. Ela planeja e faz a gestão de maneira inteligente, tornando seu negócio organizado, eficiente e preparado para enfrentar um mercado que está cada vez mais concorrido.

Com MOTORsw, é possível controlar o estoque, sabendo exatamente quais materiais você tem armazenados e quais peças foram aplicadas nos diferentes consertos ou serviços que realizou. Você faz economia, gera bons resultados e tem clientes cada vez mais satisfeitos! Em resumo, uma gestão de estoque para oficinas possibilita alcançar o sucesso e crescer no mercado de reparos automotivos!

Com essas dicas sobre gestão de estoque para oficinas, você já pode pensar em revolucionar o seu negócio, com muita organização, planejamento e conhecimento sobre os produtos que você tem disponíveis para os clientes. Todos esses fatores juntos são sinônimos de lucratividade!

Se você achou estas dicas muito úteis e inspiradoras ou gostaria de obter mais informações sobre nossos produtos e empresa, entre em contato conosco!

53

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *