Cadastro de clientes online para oficinas mecânicas

Saiba o que é o cadastro de clientes online e confira suas principais vantagens!

Todo empresário atento às novas tendências deve saber que a venda não termina simplesmente com a prestação de serviço. É preciso estreitar o relacionamento com o consumidor, e para isso existe a ferramenta de cadastro de clientes online.

No artigo a seguir, buscaremos esclarecer melhor as vantagens das quais tanto o freguês quanto a sua empresa podem desfrutar com o uso dessa ferramenta. Acompanhe!

O que é e como funciona o cadastro de clientes online?

Independentemente do tamanho do seu empreendimento, é muito importante saber que o contato do cliente é essencial para fidelizá-lo. É preciso estar atento às suas necessidades e conseguir antecipar os seus próximos passos. O cadastro de clientes online nada mais é do que contar com um software que permite coletar dados na hora do check-in de serviço da sua empresa, de modo a permitir um atendimento personalizado e individual para a sua freguesia.

Quais são as vantagens de um sistema como esse?

Estabelecido o impacto positivo no relacionamento mais próximo com o seu cliente, inúmeras são as vantagens de poder utilizar o contato direto para entender e projetar um serviço pensado de forma especial para cada consumidor. Abaixo, confira os principais benefícios de optar pelo cadastro de clientes online.

Análise de custo por cliente

Utilizando um sistema de gestão que possibilita o uso de cadastro de clientes, é possível ter precisão no cálculo de custo de mão de obra, peças e serviços apresentados. Isso proporciona um maior controle dos custos e gastos gerais, atendendo a uma necessidade individual de cada consumidor.

Perfil individual

Contando com um cadastro de clientes online, é viável manter perfis individuais para o reconhecimento de todos aqueles que procuram o seu negócio. Dessa forma, é interessante mapear o comportamento do seu cliente para que ele volte.

Histórico de compras

Falando em mapear o comportamento do seu cliente, em um modelo de cadastro como esse, existem formas de buscar esses dados de modo a oferecer ao consumidor algo que lhe interesse. Um exemplo simplório seria: se o cliente compra um mouse de computador, talvez fosse interessante oferecer-lhe um mousepad na próxima compra. Portanto, fique atento ao que o seu freguês precisa.

Planejamento de retorno

Um cliente que busca o seu negócio tem várias necessidades e, como vimos, é importante oferecer exatamente o que ele precisa. Um consumidor comum pede por manutenção, por materiais complementares, e por outras tantas coisas depois de adquirir um produto ou serviço. O cliente que precisa trocar o óleo do carro, por exemplo, deve voltar a uma oficina de tempos em tempos. Um empresário atento saberá exatamente a data de retorno para lembrá-lo desse compromisso antecipadamente.

Possibilidade de agradar ao consumidor

Nem só de trabalho vivem as empresas. Independentemente do tamanho ou segmento, é um ponto crucial e bastante atencioso lembrar a data mais importante das vidas dos seus consumidores: o dia de seus nascimentos. Celebrar o aniversário do seu cliente com brindes ou uma simples mensagem demonstra uma gentileza que fará com que ele se lembre do seu negócio da próxima vez que for consumir. Pense nisso!

Como fazer e gerenciar o cadastro de clientes?

O primeiro passo é a coleta de dados na hora do cadastro de compra. As principais informações que devem constar são:

  • nome completo para pessoas físicas;
  • nome fantasia ou razão social para pessoas jurídicas. Nesse caso, é preferível contar também com informações de Inscrição Estadual;
  • endereço completo;
  • contato (telefone, e-mail etc.).

Esses são os requisitos básicos de um cadastro. Eles podem ser personalizados e facilitados dentro de um software que faça a coleta automática das informações. O gerenciamento fica por conta de usufruir bem desses dados, garantindo a segurança do cliente, sendo atencioso e aproveitando os valiosos meios de contato direto com o consumidor.

Se você ainda duvida de que o cadastro de clientes online é realmente interessante, pense novamente na facilidade e na otimização de processos que ele pode gerar. Resolvido esse lado, sobra muito mais tempo para se dedicar aos outros serviços do dia a dia.

Gostou do artigo? Curta a nossa página do Facebook para saber mais sobre essas e outras informações. Nós trabalhamos incansavelmente para facilitar a sua vida!

Gostou? Compartilhe este conteúdo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Conheça nosso Sistema de Gerenciamento de Oficinas!

Siga-nos

Recentes

Comece agora a mudar a sua rotina, mande seu contato para fazer um teste grátis!