O que é uma oficina mecânica sustentável

O que é uma oficina sustentável e quais seus benefícios?

A oficina sustentável é uma tendência para o setor automotivo. Por isso, algumas atitudes já fazem parte do passado, como ter recipientes de óleo com vazamentos ou não fazer o correto descarte dos materiais, deixando de lado a coleta seletiva.

Saiba que a sustentabilidade, além de trazer benefícios para o meio ambiente, oferece vantagens para o seu negócio. Neste artigo vamos mostrar como você pode atrair clientes e aumentar o seu faturamento transformando a sua oficina atual no modelo sustentável. Acompanhe.

O que é oficina sustentável?

Oficinas sustentáveis ou oficinas verdes são empreendimentos do setor automotivo que se preocupam com o meio ambiente e adotam práticas que reduzem o consumo e economizam recursos energéticos, como a energia elétrica e a água. Além disso, descartam adequadamente os resíduos gerados em seus serviços.

Quais os benefícios da oficina sustentável?

Quando uma oficina opta por ser sustentável, ela colhe benefícios para a sociedade e para os seus negócios. Conheça alguns deles.

Ajuda o meio ambiente

Os recursos não renováveis, como o petróleo e os minérios, já estão assinalando para a sociedade que, se não houver consumo equilibrado, se esgotarão. Sempre que utilizamos moderadamente os insumos naturais, estamos colaborando para o equilíbrio ecológico do nosso planeta.

Demonstra para os clientes a preocupação com a sustentabilidade

Os clientes mais exigentes, além de esperarem um bom atendimento e qualidade nos serviços oferecidos pela sua oficina, valorizam as empresas que adotam práticas sustentáveis, pois muitos desses consumidores empregam essas atitudes em suas residências ou em seus locais de trabalho.

Diferencial competitivo

Da mesma maneira que os clientes observam as oficinas, os fornecedores e as marcas renomadas que possam oferecer parcerias de produtos ou serviços avaliam o seu estabelecimento e, certamente, as práticas sustentáveis são diferenciais competitivos frente à concorrência. Dessa maneira, você atrairá novos negócios.

Quais as práticas para tornar uma oficina sustentável?

Para que sua empresa seja considerada sustentável, existem algumas práticas e princípios básicos que você deve adotar.

Descarte adequadamente os resíduos líquidos

Além da água, as oficinas utilizam outros líquidos, como os solventes, a gasolina e os óleos, com diversas densidades. Geralmente, esses produtos contam com componentes derivados do petróleo e, se lançados diretamente nas redes de esgoto ou nos rios, contaminam os mananciais hídricos. Para evitar isso, descarte esses materiais em recipientes próprios e procure encaminhá-los a locais destinados a recebê-los, por exemplo, as cooperativas.

Obtenha o selo ISO 14001

As certificações são documentos que comprovam de maneira formal que a sua empresa exerce com excelência as atividades propostas. Para isso, você será avaliado e, caso atenda todas as exigências, receberá um selo. Quando o assunto é relativo à preservação ambiental e sustentabilidade, a certificação é a ISO 14001.

Promova ações para economizar água e luz

Para recebermos água e luz em nossos imóveis, o meio ambiente sofre agressões, como a construção de usinas hidrelétricas e térmicas e de estações de tratamento de água e esgoto. Quando economizamos esses recursos, os investimentos dessas concessionárias são voltados para o desenvolvimento de novas tecnologias em vez de grandes obras.

Portanto, promova ações para reduzir o uso e evitar desperdícios de água e luz. Verifique o estado das instalações elétricas de seu estabelecimento e , se necessário, faça manutenções, instale aquecimento solar ou energia fotovoltaica. Também aproveite a água da chuva e veja se há vazamentos em torneiras ou vasos sanitários.

Crie uma política de sustentabilidade

Para ser verdadeiramente uma oficina sustentável, o ideal é que seja criada uma política de sustentabilidade dentro da empresa. Isso quer dizer que é preciso o envolvimento de todos os colaboradores, desde a administração até o pátio de serviços. Promova reuniões, cursos e palestras para que todos se sintam responsáveis pelas diversas práticas a serem adotadas.

Como você pôde perceber, a oficina sustentável, além de ser uma tendência, é uma estratégia para alavancar os negócios. Além disso, pode ser uma solução para o melhor aproveitamento dos recursos naturais disponíveis no planeta. Então, se a sua empresa, de pequeno ou grande porte, ainda não adota as práticas que citamos, comece hoje mesmo e colha os benefícios!

O que achou do post sobre oficina sustentável? Gostaríamos de saber sobre sua experiência! Faça seus comentários no blog!

Gostou? Compartilhe este conteúdo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Conheça nosso Sistema de Gerenciamento de Oficinas!

Siga-nos

Recentes

Comece agora a mudar a sua rotina, mande seu contato para fazer um teste grátis!