5 erros que são cometidos na gestão de oficinas mecânicas e como evitá-los!

Ter conhecimento sobre gestão de oficinas mecânicas e usar isso em seu negócio é fundamental para garantir que a empresa cresça e se mantenha competitiva no mercado, o que é o sonho de todo empreendedor. Porém é comum que alguns erros sejam cometidos no processo, principalmente por falta de experiência.

Vamos evitar que isso aconteça? Continue com a leitura deste texto e conheça cinco erros que são cometidos na gestão de oficinas mecânicas!

1. Não controlar o estoque

Esse é um dos erros mais cometidos na gestão de oficinas mecânicas: não controlar o estoque. Ter a exata noção de tudo o que você tem nas prateleiras é fundamental para evitar gastos desnecessários com a compra de peças que já haviam sido compradas e até mesmo a perda de componentes por perderem a validade.

Borrachas e fluidos, por exemplo, não podem ficar guardados por muito tempo, pois estragam. O ideal é investir em um bom software para oficina, que tenha controle de estoque, ou até mesmo uma ferramenta mais completa, que facilite a sua vida em várias áreas da oficina. Embora seja mais complicado, também é possível controlar tudo no papel, mas isso exige mais de você.

2. Deixar de investir no marketing

Outro erro comum é deixar de investir no marketing, afinal, esse é um gasto “desnecessário”. Será? Na verdade, esse é um dos melhores investimentos para o crescimento de uma oficina mecânica. Você pode ter um atendimento perfeito, resolver tudo de forma rápida e cobrar um valor justo, mas como as pessoas saberão disso?

O marketing serve justamente para apresentar a sua oficina às pessoas, mostrando a qualidade dos serviços. As redes sociais, por exemplo, são ótimas para a divulgação da empresa. Contar com a ajuda de um especialista também é importante para alcançar os objetivos de forma mais rápida.

3. Misturar pessoal e profissional

Você separa suas despesas pessoais e profissionais? Isso sempre deve ser feito. Mantenha contas bancárias distintas e separe um valor fixo para você, como se fosse um salário. Dessa forma, é possível evitar gastos desnecessários e o desfalque no caixa da oficina.

Mas não é apenas no financeiro que essa separação tem de ser feita. É comum nos pequenos negócios que pessoas próximas a nós trabalhem no mesmo local. Isso pode ser prejudicial caso o relacionamento não seja o mais profissional possível. Procure deixar os problemas em casa e só trate no trabalho assuntos relacionados à oficina.

4. Não investir em qualificação

A qualificação é um dos itens mais importantes para prestar um bom atendimento, mas é comum confundirmos isso com uma despesa. Se coloque no lugar de um possível cliente que ainda não conhece seus serviços. A quem você confiaria seu carro, a alguém que estudou ou aquele que talvez resolva o problema?

As certificações também são muito importantes para uma boa gestão de oficinas mecânicas. Esse investimento eleva o estado da sua empresa e a torna mais confiável para quem não a conhece. Além disso, é possível ampliar o número de clientes, tendo em vista que muitas seguradoras procuram por profissionais e negócios certificados.

5. Deixar de investir em modernização

De nada adianta tudo isso se os trabalhadores não tiverem ferramentas adequadas para realizar os reparos com a máxima precisão. Investir em equipamentos e na modernização não é um gasto, afinal, isso melhora a qualidade do serviço e reduz o tempo de execução.

Quer outra dica valiosa? Invista em um bom software para oficina mecânica. O MOTORsw, por exemplo, é bastante completo e traz funções como controle de estoque, relatórios, controle financeiro e muito mais. Que tal enviar um alerta automático para seu cliente sempre que chegar a hora de fazer a manutenção preventiva? O MOTORsw conta com essa opção!

Como você viu, muitos dos erros cometidos na gestão de oficinas mecânicas podem ser evitados e, com a ajuda de um software como o MOTORsw, a tarefa de manter tudo em ordem e se livrar de problemas fica ainda mais fácil. Siga as dicas que aprendeu hoje e transforme sua oficina em uma referência.

Ficou interessado no software MOTORsw? Entre em contato com nossa equipe e tire suas dúvidas agora mesmo!

1541

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *