Ir além, caminhar um quilômetro a mais e oferecer uma experiência diferenciada. Em essência, todas essas três expressões resumem o sentido e o propósito do overdelivering. Mas, afinal, qual a importância dessa estratégia para a conquista de novos clientes e o atendimento em oficinas mecânicas?

De uma maneira geral, essa é uma curiosidade comum entre os proprietários e os gestores de oficinas, que tentam entender e justificar a aplicação desse conceito. Sendo assim, elaboramos este post para explicar de uma vez por todas como o overdelivering pode ser fundamental para a fidelização dos seus clientes. Acompanhe!

O conceito de overdelivering

Em uma tradução livre, o overdelivering é um termo que explica a prática de entregar mais do que você é obrigado. Inclusive, é por conta disso que muitos gestores ficam com o pé atrás ao encarar essa estratégia, já que pode soar contraintuitivo oferecer gratuitamente aquilo que pode ser cobrado.

Mas é justamente aqui que mora a magia do overdelivering. Nessa estratégia, é fundamental que o estabelecimento frise os serviços e os produtos que estão sendo entregues em excesso, demonstrando ao cliente o comprometimento da sua oficina com a segurança do consumidor.

Logicamente que isso não pode ser feito em um tom de cobrança ou ressentimento. Inclusive, para que a prática funcione bem, é interessante que os funcionários estejam treinados para comunicar esse extra ao cliente, mesmo que seja por meio de uma frase ensaiada. O objetivo final é transmitir simpatia e comprometimento, demonstrando que a oficina foi além do exigido para garantir a qualidade final do serviço.

A razão definitiva para implementar essa estratégia na sua oficina

A fidelização dos consumidores é o maior motivo para a implementação do overdelivering. Afinal, a sobrevivência de uma oficina depende da reincidência da sua cartela de clientes, que optam por retornar ao mesmo estabelecimento após um serviço bem realizado. Com essa estratégia, você adiciona um novo fator a essa equação, aumentando a possibilidade de que o cliente volte ao seu pátio e não ao do concorrente.

Os métodos para aplicar esse conceito na sua operação

Agora, vamos à parte prática deste artigo. Para tanto, reunimos alguns exemplos pontuais que mostram como você poderá aplicar o overdelivering no cotidiano do seu negócio.

Como você bem sabe, a tarefa mecânica costuma exigir uma série de etapas complementares para a resolução de um problema inicial. Por conta disso, tudo o que for feito a mais em um reparo, e que normalmente seria cobrado, você pode abonar na ordem de serviço, demonstrando ao cliente que fez esse extra para garantir que o trabalho ficasse perfeito.

Por outro lado, vale lembrar que a técnica também pode ser aplicada para a instalação de componentes de menor valor e a oferta de brindes. Como sempre, o objetivo final é demonstrar ao cliente que você fez mais do que devia, estando plenamente comprometido com a satisfação e o bem-estar dele.

Pois bem, você gostou deste post especial sobre o overdelivering? Lembrou-se de outra prática comum na aplicação desse conceito? Então, não perca a oportunidade de enriquecer esse bate-papo. Comente a sua opinião abaixo!

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