Como medir a satisfação dos clientes da oficina? Confira!

Um negócio que anda alinhado nos trilhos certamente cobre todas as áreas referentes à experiência do cliente. Desde quando ele adentra a sua oficina pela primeira vez, até quando ele aguarda o retorno de um serviço.

Garantir a satisfação dos clientes para que retornem ao seu negócio e que de quebra os indique para alguém de confiança são dois dos passos mais fundamentais para estabelecer credibilidade e fidelização.

Para entender essa lógica e atender às perguntas certas, nos acompanhe neste post.

Como a avaliação deve ser feita?

Antes de mais nada, é preciso fazer uma pesquisa e conhecer a fundo o perfil do seu cliente. Para isso, o empreendedor precisa de dados, informações assertivas e com certo rigor técnico para pensar em soluções.

Entrevistar os clientes e coletar informações é um passo importante para realizar um diagnóstico, funcionando com uma lógica de relacionamento de proximidade com quem atende ao seu estabelecimento. Esse processo pode permitir também ao empreendedor segmentar o montante em perfis de consumo, renda, idade etc.

Tendo tudo isso em mente, separamos algumas perguntas cruciais para fundamentar a sua pesquisa e satisfação de clientes. Veja!

As dúvidas dos clientes foram sanadas?

A distância que existe entre a expertise do profissional e daquele que busca os serviços de uma oficina mecânica, geralmente leigo, pode ser prejudicial e um ponto crucial na busca da satisfação dos clientes.

É imprescindível que você estabeleça uma comunicação clara com aquele que atende ao seu estabelecimento, para que ele se sinta incluído e ao mesmo tempo protegido, com garantias de que será atendido com exatidão naquele momento. Procure sempre saber se o seu cliente saiu sem dúvidas de sua oficina.

Os prazos são razoáveis? Foram cumpridos?

Mais uma pergunta crucial para garantir a boa comunicação do seu negócio. Anteveja os problemas, ofereça prazos razoáveis, realistas e que sejam efetivamente cumpridos. Posteriormente, solicite o feedback sobre a expectativa e o cumprimento com o seu cliente.

Questione se o cliente sentiu que seu carro estava em boas mãos?

Saber como o seu negócio aparenta para praticar melhorias, ou para manter o alto padrão, é mais um ponto importante. É preciso coletar informações sobre a primeira impressão do seu cliente em contato com a sua oficina mecânica.

Planejar a satisfação de clientes passa também pelo processo de confiança entre as duas partes. Indispensável dizer que a recepção da empresa e de seus colaboradores deve ser a melhor e mais convidativa possível, além de sempre estar atento à melhorias.

O seu cliente considera o preço pago pelo serviço justo? Ele voltaria?

Qualquer gestão financeira bem-sucedida, acompanhada de um boa coleta de dados por meio de um software dedicado, deve pensar no pós-venda. Da seguinte forma: pergunte diretamente para o seu cliente se ele considera o valor cobrado justo e se voltaria.

Claro que se tratando de pessoas, as opiniões se dividem e se diferem, mas no meio do emaranhado do questionamento de satisfação, é possível achar um padrão e um equilíbrio para achar algo que seja de interesse comum.

De todas as coisas a se discutir sobre a gestão do seu negócio, uma é certa: o cliente é, ao mesmo tempo, a ponta inicial e final do seu negócio. Garantir uma boa experiência, eficácia e transparência é o que permitirá seu empreendimento prosperar. Parte disso pode ser estudado por meio da pesquisa de satisfação dos clientes. Fique atento a esse método!

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso material também pela nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin. Até logo!

124

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *