Um estabelecimento que possa ser considerado completo exige o envolvimento de vários fatores, tais como prestar um bom serviço, fazer o acompanhamento de compra do cliente, antever e incentivar a sua volta etc.

Isso tudo, claro, desemboca em um dos pontos mais importantes para uma oficina ou qualquer negócio saudável: o comprometimento com a empresa, ou no nosso caso, a produtividade na oficina mecânica.

Para saber mais como aproveitar tudo sobre produtividade, fique conosco!

Organização e Planejamento

Sem dúvidas, o primeiro passo. Para almejar um crescimento na produtividade na oficina mecânica, é preciso clarear o horizonte. Assim como todo esporte requer o treino prévio, para negócios, existe a organização e o planejamento.

Se o desejo é aumentar o aproveitamento do tempo durante o labor, a ideia é que se estabeleça metas e prazos, por exemplo. Previsões flexíveis, mas que apresentem um incentivo compensatório para aqueles que cumprirem. Esse processo pode também ser parte de um cálculo de atividades, definindo quanto tempo demora para realizar algum tipo de serviço — facilitando as previsões, estabelecendo prazos mais assertivos, além da prevenção de problemas.

Treinamento dos colaboradores

A produtividade de um time depende do coletivo. Para garantir a produtividade na oficina mecânica, é importante que seu time esteja alinhado e no mesmo nível. É possível treinar coletivamente por meio de manuais de treinamento, seja técnico ou de comportamento, ou mesmo com cursos especializados que possam ajudar a sua equipe.

Há também sempre a responsabilidade de escolher um funcionário de confiança e boa produtividade para ajudar os demais a se igualarem em ritmo e eficácia.

Capacitação

Exigir um nivelamento pode representar também um investimento na capacitação dos seus colaboradores. Lembre-se: um investimento é algo planejado para dar retorno. Ao capacitar um mecânico para outras áreas, ou para usufruir de novas tecnologias e softwares, por exemplo, ao mesmo tempo que você aumenta o nível de expertise do seu negócio, valoriza também o trabalhador.

Distribuição de tarefas e valorização

A cadeia produtiva trará resultados. Trabalhadores capacitados, que lidam bem com a rotina de trabalho e que nesse processo ganham incentivos e treinamentos, permitem facilitar a escolha de delegação de tarefas.

É importante que o dono de oficina mecânica valorize os seus funcionários, exaltando o cumprimento das funções, recompensando o esforço e lhe dando o descanso merecido. Uma equipe unida produz mais e atende melhor.

Como alcançar e por que a produtividade é tão essencial?

Para alcançar a produtividade na oficina mecânica, os passos são simples, mas que fazem a maior diferença para qualquer negócio. Consiste em treinar, capacitar e valorizar o seu funcionário por meio de um esquema de metas, novos conhecimentos etc.

O que torna a produtividade tão indispensável é que seu alcance faz parte de um dos pilares do modelo de negócio saudável. Um estabelecimento produtivo é um empreendimento com demandas, com confiança e com uma alta rentabilidade. Deixar de investir nesse processo significa despender pouco tempo em um claro retorno empresarial e que, à medida que é negligenciado, pode crescer e desembocar em problemas maiores.

Agora que você sabe mais sobre produtividade na oficina mecânica, nos acompanhe nas redes sociais (Facebook, Instagram e Linkedin) para saber mais sobre esse e diversos assuntos. Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *