Car tuning: descubra agora como personalizar carros dentro da lei

O car tuning, também conhecido como personalização de carros, é uma prática cada vez mais popular. Afinal, muitos donos de veículos gostam de adaptar seus “possantes” para deixá-los mais próximos de sua personalidade. Com pneus ou rodas iradas, uma iluminação diferente ou até mesmo um motor mais potente, os clientes desejam dirigir carros verdadeiramente únicos.

Ao longo do post, vamos explicar como realizar essa personalização sem infringir a lei brasileira, já que nem tudo o que as pessoas querem fazer é permitido. Também vamos abordar as vantagens que o car tuning traz, como a satisfação dos proprietários.

Pise fundo e leia o artigo até o fim!

Dicas para um car tuning dentro da lei

Para tunar um carro, é preciso primeiro solicitar a autorização para as alterações no Departamento de Trânsito (Detran). Depois de feitas as mudanças, o automóvel deve passar por uma vistoria antes de ser liberado. Se as modificações foram feitas antes, o motorista corre o risco de ter o veículo reprovado na vistoria e precisar refazê-las. Veja as principais dicas para personalizar o carro de forma legal no Brasil!

Pneus e rodas

Essa é uma das tunadas mais simples de serem feitas. Primeiro, porque não exige autorização do Detran, se for algo simples — uma pintura já faz bastante diferença. Para a troca de pneus ou rodas, é preciso ficar atento para não ultrapassar o limite dos para-lamas. Como são considerados itens de segurança, precisam passar por aprovação do Inmetro.

Iluminação

A instalação de luzes — muitas vezes, embaixo do carro — também é uma personalização bastante solicitada pelos clientes. Tornada popular pelos filmes da franquia “Velozes e Furiosos”, a iluminação também pode ser requerida no painel ou em outras luzes internas. Só não é permitido alterar os faróis de xênon.

Sistema de som

Um som potente também é essencial em um carro tunado! Existe uma variedade bastante grande de alto-falantes automotivos que podem ser instalados em uma tunagem. O motorista só deve ficar atento para que o som não ultrapasse o limite de decibéis permitido, sob pena de sofrer uma multa.

Motor

A troca de motor é permitida, mas testes devem ser realizados antes de o carro ter autorização para circular. Um dos principais cuidados é não escolher um motor que emita grande quantidade de poluentes, pois é reprovação na certa. Muita gente vem preferindo motores com turbocompressor, para aumentar a potência, especialmente, na arrancada.

Pintura

As pinturas são um show à parte. Quem tuna o carro geralmente aprecia cores chamativas, ilustrações e artes que deixem o veículo com a cara de seu dono! É necessário fazer a troca da documentação do carro apenas caso a pintura ocupe mais de 50% da lataria.

O que é proibido modificar nos carros

A seguir, veja o que não é permitido alterar nos carros no Brasil:

  • aumentar ou diminuir a potência do motor acima de 10%;
  • instalar farol de xênon se o veículo não tem sistema com essa característica originalmente;
  • rebaixar o veículo de forma que ele fique a menos de 10 cm do chão;
  • aumentar a roda de forma que ela toque em outras partes do carro.

Vantagens do car tuning para o dono do carro

A principal vantagem de ter um carro personalizado é a satisfação de possuir um veículo com “a sua cara”. Para quem sempre sonhou em ter um automóvel parecido com o Batmóvel, por exemplo, isso é possível!

Caso o proprietário do carro aprecie consumir bebidas geladas (não alcoólicas, é claro) durante uma viagem, dá para ter um frigobar dentro do veículo. Por outro lado, se quiser entreter a família e os amigos, pode instalar telas para transmitir filmes e séries durante o trajeto, e assim por diante.

O car tuning é algo muito pessoal, um agrado que alguém faz a si mesmo. O importante é saber do que se gosta e encontrar os melhores profissionais desse mercado, para que o sonho se realize da melhor forma possível.

Gostou do artigo? Agora, que tal ler nosso post sobre overdelivering?

873

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *