Tipos de nota fiscal: entenda suas principais diferenças

Para quem está abrindo uma empresa, é interessante ter conhecimentos sobre economia e administração. Isso porque, para manter-se legalmente no mercado, é preciso entender as principais diferenças entre os tipos de nota fiscal e quando cada uma pode ser emitida.

A nota fiscal é um documento de emissão obrigatória e serve como controle pelo governo para garantir que taxas de tributos e impostos sejam cobradas corretamente. Assim, veio para facilitar a rotina tributária e torná-la menos burocrática. Além disso, ela também é benéfica para as empresas, pois auxilia no gerenciamento dos estoques, no controle de vendas e compras e na garantia de serviços, trazendo segurança para os consumidores.

No entanto, para cada atividade exercida e tipo de público, é necessário utilizar uma nota fiscal específica, como NF-e, NFC-e ou NFS-e. Por isso, preparamos este artigo, para que você entenda as principais diferenças entre elas e como a tecnologia pode ajudar na emissão correta. Confira!

Quais as diferenças entre os principais tipos de notas fiscais?

Inicialmente, pode parecer difícil entender esse assunto, mas a nota fiscal foi implantada para otimizar os recursos e tornar os processos mais ágeis, evitando possíveis erros envolvendo desperdícios de recursos e retrabalho.

A seguir, confira os principais tipos de nota fiscal, suas diferenças, perfis de negócios e as situações em que cada uma é emitida.

NF-e (Nota Fiscal Eletrônica)

Esse documento é uma versão digital, sendo usado sempre que há a venda de um produto físico ou a prestação de serviços. Nessa nota também incidem o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Além disso, é necessário que o empresário adquira um certificado digital que permita que as assinaturas sejam feitas de modo eletrônico.

NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica)

A NFC-e se diferencia por estar voltada diretamente ao consumidor final, pois a emissão do cupom fiscal é entregue a ele após a compra do produto, isto é, é dado à pessoa física. Dessa forma, essa nota é direcionada ao comércio e varejo. A emissão digital é feita pelo estado, conforme a Sefaz (Secretarias da Fazenda), local onde o cliente poderá conferir os cupons ficais cadastrados em seu nome.

NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica)

Esse modelo digital é direcionado às empresas que prestam serviços, sendo associado aos tributos cobrados sobre o Imposto Sobre Serviços (ISS). Nele, devem conter códigos gerados pela prefeitura do município, necessários para que a prestação de serviço seja realizada. Após a emissão da nota, o prazo para anulá-la é de 30 dias, ou conforme estabelecido pela prefeitura do local. Além disso, esse documento deve ser arquivado, tanto no formato original quanto no XML, por cerca de 5 anos.

Como a tecnologia pode ajudar na emissão das notas fiscais?

As empresas que ainda trabalham com o procedimento de notas manuais tendem a ter algumas dificuldades na integração dos dados, nas transferências e nos armazenamentos, enfrentando uma certa lentidão.

Para realizar a emissão dos diferentes tipos de nota fiscal de maneira ágil e sem erros, a tecnologia torna-se uma grande aliada das empresas. Isso porque, além de ter uma maior credibilidade diante do mercado e dos consumidores, ela ainda se beneficia com uma melhor organização e segurança para o negócio em todas as etapas.

O uso de um software de gestão especializado pode ajudar nesse sentido, pois, por meio dos recursos oferecidos, é possível consultar documentos, armazená-los de maneira automática e administrar por completo as notas fiscais.

Esse é um dos diferencias da Motorsw, uma empresa responsável pelo desenvolvimento de um software de gestão especializado e integrado à plataforma web. Com ele, você poderá contar com ajuda nas tomadas de decisões referentes aos relatórios gerenciais e na emissão de notas fiscais, além da facilidade de acessar as informações de qualquer lugar que conte com acesso à internet.

Gostou do nosso conteúdo sobre tipos de notas fiscais? Quer saber mais informações sobre o software da Motorsw? Então, entre em contato conosco para mais informações e veja como podemos ajudá-lo.

Gostou? Compartilhe este conteúdo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Conheça nosso Sistema de Gerenciamento de Oficinas!

Siga-nos

Recentes

Comece agora a mudar a sua rotina, mande seu contato para fazer um teste grátis!