Gestão de compras para oficina: saiba como fazer de forma eficiente

A gestão de um empreendimento passa por várias frentes, com a finalidade de manter um negócio saudável. Dentre elas, a gestão de compras para oficina deve estar no topo da lista. É indispensável ter controle dos registros do produto, do fluxo das vendas, dentre várias especificidades.

O empreendedor, claro, não precisa estar sozinho. É nessas horas que ele pode se beneficiar de softwares para sistema de gestão, que devem ajudá-lo a otimizar esse tipo de serviço — tudo em prol de evitar desperdícios e priorizar o que há de mais essencial.

Ficou interessado em saber como? Neste artigo, separamos algumas dicas para ajudá-lo na gestão de compras, de forma eficiente. Acompanhe!

Registre entradas e saídas

Para realizar essa etapa, é preciso estar atento a qualquer movimentação do seu estoque. Isso significa, na prática, controlar completamente os movimentos de entrada e saída dos produtos da sua oficina mecânica.

Primeiramente, é preciso fazer um inventário, registrá-lo em um sistema e manter o controle diário de entradas e saídas para, assim, monitorar as compras futuras, evitando no caminho desperdícios e focalizando a necessidade nos produtos com demandas prioritárias.

Analise o fluxo de vendas

Manter o controle e analisar o fluxo de vendas da sua oficina pode ajudar a empresa a conhecer suas necessidades, mapeando e antecipando um período de venda no qual um produto tem mais possibilidade de sair.

Desta forma, é possível estabelecer as prioridades do estoque e garantir que seu negócio nunca terá problemas, quando os clientes precisarem de determinado tipo de serviço e produto. Na prática, esse é um grande salto na administração do seu negócio.

Programe as compras

Uma vez que seu inventário se encontra devidamente atualizado, é possível e essencial que você estabeleça um plano sobre as próximas compras. Diretamente relacionado ao seu estudo no fluxo de vendas, está na hora de ir ao mercado na hora certa e ordenar a quantidade ideal de determinado produto a ser usado na sua oficina.

Capacite a equipe

O trabalho conjunto é imprescindível para o bom funcionamento da gestão de compras para oficina. Se, durante o serviço, um mecânico faz a retirada de uma peça para o estoque, é preciso que o registro de saída seja feito, evitando confusões e atualizando a necessidade de reposição.

O sistema integrado deve ser operado por todos que trabalham na empresa. Portanto, um treinamento básico para todos da equipe deve ser o suficiente para que, em conjunto, o sistema se mantenha eficiente.

Conte com um sistema de gestão

Contar com um sistema de gestão que otimize processos, evite desperdícios e que possa ser usado por toda a equipe, é o que você precisa para universalizar a comunicação entre demanda, oferta e procura.

Para isso o software desenvolvido pela MotorSW surge para facilitar a vida de oficinas mecânicas espalhadas por todo o Brasil. A facilidade do seu uso e acesso remoto representam grandes avanços para propiciar a gestão de compras para oficina.

Lembre-se: não há necessidade de maior esforço para manter sua oficina nos trilhos e atualizada. Conte com o auxílio de softwares e usufrua de diversas funcionalidades, que contribuem diretamente para o funcionamento diário da sua oficina.

Visite o nosso site para tirar suas dúvidas sobre o que temos a oferecer para a saúde do seu negócio. Até breve!

561

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *