O que é DANFE, qual sua importância e como emiti-lo? Entenda aqui

O DANFE, sigla para Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica, é um documento sem valor fiscal que foi criado para facilitar a identificação de mercadorias para empresas.

Embora não seja substitutivo da nota fiscal eletrônica, ou NF-e, o documento apresenta não todas, mas grande parte das informações da documentação fiscal. Além disso, pode ser considerado uma representação impressa da NF-e para uso em mercadorias em situação de transporte.

Para saber com mais detalhes o que é DANFE, como ele funciona, quais os seus benefícios, entre outras informações, fique conosco neste artigo.

Como funciona?

Feito para ser uma espécie de resumo de informações mais relevantes da NF-e para mercadorias em transporte dentro do processo de compra e venda, o DANFE funciona também como um comprovante da nota fiscal que o precede.

Pode ser considerado tanto como comprovação de entrega mediante assinatura do destinatário quanto usado para a contabilidade do negócio — representando, na prática, uma ação registrada da prestação de serviços.

Quais os benefícios?

Mais que uma facilidade de representação fiscal, uma grande parte de entender o que é DANFE é estar por dentro de seus benefícios. Confira abaixo!

Acompanhamento da situação fiscal

O documento apresenta uma chave de acesso à nota fiscal eletrônica, formada por 44 números legíveis por um leitor de código de barras ou pela digitação manual. Dessa forma, é possível consultar remotamente informações sobre a nota fiscal eletrônica, além da situação do produto.

Pela própria chave de acesso e o código de barras presente no DANFE, é permitido consultar, por meio da combinação, o número da nota fiscal, o código do estado de origem de emissão, o CNPJ da empresa etc. Além disso, o documento gera informações como:

  • dia, horário e remetente;
  • natureza da operação;
  • descrição do que está sendo enviado;
  • dados da empresa responsável pelo transporte.

Segurança das mercadorias

É importante dizer que, além da obrigatoriedade de um produto em trânsito estar devidamente regularizado, evitando qualquer adversidade no transporte ou confisco da carga, o DANFE também auxilia ao validar o seguro de mercadorias.

Qualquer seguro utilizado por empresas passa pela lógica de que há uma declaração de valor sobre a carga — informação intrínseca à nota fiscal, trazida aqui pelo conjunto de dados presentes no DANFE. Na prática, isso significa mais segurança para seu transporte de mercadorias.

Como emitir o DANFE?

É possível configurar o próprio emissor de NF-e para imprimir o documento sempre como complemento. O DANFE é gerado pelo mesmo sistema gerador da nota fiscal eletrônica, justamente para evitar divergências de informações entre os dois documentos.

Importante enfatizar que o DANFE só pode ser concedido após a autorização de uso da nota fiscal em questão, já que ele, ressaltamos, não substitui a nota fiscal, mas a representa.

Agora que você já sabe mais sobe o que é DANFE e como ele facilita sua vida, não deixe de regularizar sua empresa e sempre exigir o documento para mercadorias em transporte. Além de um alívio para o dia a dia, o DANFE pode também ser de grande ajuda para evitar problemas futuros.

Este artigo lhe foi útil? Saiba que manter a gestão em um estabelecimento é o primeiro passo para a saúde do seu negócio. Entre em contato conosco para saber um pouco mais sobre como o sistema da MOTORsw pode ajudá-lo nessa área. Até breve!

2379

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *