5 dicas para você manter sua oficina sempre limpa

5 dicas para você manter sua oficina sempre limpa

O assunto de hoje é como manter a sua oficina limpa e organizada.  Ninguém gosta de sujeira, e por mais que muitas oficinas insistam em se manter atrasadas, se você está aqui, é por que quer ser diferente. Manter sua oficina limpa e organizada pode ser seu diferencial para atrair mais clientes e fazer seu negócio crescer. Por isso, separamos essas 5 dicas para você manter sua oficina sempre limpa.

1 – Separar muito bem a área da sua oficina 

E não importa se sua oficina é pequena ou não: você pode marcar e sinalizar cada área de conjunto de tarefas. 

O motivo disso é facilitar o seu trabalho. Um bom conselho é como entender a sua oficina, como ela funciona, e dessa forma você tem tudo o que precisa pra trabalhar próximo de você. 

 

2 – Manutenção da limpeza propriamente dita 

Principalmente em relação aos espaços onde os clientes circulam e aguardam seus veículos. As pessoas querem ser bem atendidas, e o mínimo que você pode oferecer é um ambiente limpo pra elas esperarem. Simples, não? 

 

3 – Ferramentas em ordem 

Se você seguir a primeira dica, essa vai ser moleza. Tire um dia e ponha em ordem todas as suas ferramentas e equipamentos. Coloque eles bem organizados e de acordo com a área que você delimitou. A organização das ferramentas e materiais, além do trabalho diário ser melhor, faz com que o seu cliente tenha uma boa impressão. 

Marque todos os equipamentos com cores por setor. Isso ajuda a visualizar melhor quando alguém deixou uma ferramenta fora do lugar, por exemplo. 

Pode ser chato no início, mas com o tempo, toda oficina vai trabalhar melhor. 

 

4 – Educação dos funcionários 

Essa dica tá ligada com o treinamento das pessoas que trabalham com você na oficina. Não é o pessoal de limpeza propriamente dito, mas de todos que trabalham na oficina. 

De tempos em tempos, conversar com todos na oficina pra conscientizar que cada tarefa é importante, ajuda a empresa. E se a empresa ganha, todos ganham. 

 

5 – CheckList 

Essa dica é bem mais prática. É uma ferramenta valiosa que pode ser aplicada em diversos momentos, como no fechamento de tarefas ou turnos. Você deve ser bem rígido na aplicação dos primeiros checklists, e com o tempo avaliar se a cultura de checar as tarefas de limpeza e organização da oficina estão virando uma verdadeira rotina dentro do trabalho de cada funcionário. 

Mas lembre-se: nada disso vai surtir efeito se você não colocar em prática. Portanto, você tem que dar o exemplo! 

 

Saiba como a MOTORsw pode te ajudar!  

Ainda tem dificuldades para gerenciar a sua oficina? Nós podemos te ajudar! Somos uma empresa que oferece um software completo pra oficinas mecânicas.   

Com ele, você consegue criar ordens de serviço, cadastrar seus clientes, emitir notas fiscais, fazer controle de estoque, emitir relatórios gerenciais, gerar faturas eletrônicas e ainda fazer a gestão financeira.  

O MOTORsw está em uma plataforma web. Desse modo, pode ser acessado em qualquer dispositivo conectado à internet. Você consegue gerenciar tudo de forma única e facilitada. Conheça nossos planos 

Interessado? Então entre em contato conosco, pois oferecemos teste grátis de 7 dias. 

Gostou? Compartilhe este conteúdo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Conheça nosso Sistema de Gerenciamento de Oficinas!

Siga-nos

Recentes

Comece agora a mudar a sua rotina, mande seu contato para fazer um teste grátis!