Como aumentar o faturamento de uma oficina mecânica

Saiba agora como aumentar o faturamento de uma oficina mecânica!

Em tempos de crise, é fundamental ter criatividade para buscar novos clientes e ganhar mais. Mas você sabe como aumentar o faturamento de uma oficina mecânica de uma maneira eficaz?

Criar estratégias para faturar mais não é tão simples como muita gente pensa, mas com um bom planejamento e algumas dicas certeiras, é possível chegar lá. Confira em nosso artigo os principais pontos que devem ser levados em consideração e aumente o desempenho do seu negócio!

Como aumentar o faturamento de uma oficina mecânica

Invista no ambiente

Tradicionalmente, o ambiente de oficina costuma ser visto como sujo, malcuidado e desagradável. Que tal mudar essa percepção dos seus clientes? Investir em um espaço em que eles se sintam bem pode compensar financeiramente, pois essa prática promove a fidelização e a atração de novos consumidores.

Se você está pensando em como aumentar o faturamento de uma oficina mecânica, confira algumas dicas sobre o ambiente que não demandam grande investimento, mas que fazem toda a diferença:

  • sirva um cafezinho enquanto o cliente aguarda;
  • disponibilize internet (wi-fi) para que o cliente possa se distrair ou trabalhar enquanto espera;
  • mantenha ferramentas e demais equipamentos da oficina organizados — nunca ao alcance de crianças ou de forma que coloquem em risco a segurança dos visitantes;
  • oriente a equipe para evitar conversas com linguajar que não combine com uma boa recepção.

Ofereça serviços diferenciados

É preciso encarar os fatos, por mais que o ambiente seja agradável, ninguém gosta muito de levar o carro na oficina mecânica. Além de ter que deixar o veículo para consertar e depender de táxi ou caronas, o custo geralmente é elevado. O que muitos motoristas não percebem é que, quanto mais tempo postergarem a inevitável visita ao mecânico, mais serviços precisarão ser realizados.

Por isso, oferecer diversos serviços na sua oficina pode ser uma boa oportunidade para lucrar mais e, ao mesmo tempo, fidelizar o cliente. Isso porque ele não precisará procurar por especialistas diferentes — e perder mais tempo e dinheiro — para ficar com o carro 100%.

Qualifique sua equipe

Essa dica está diretamente vinculada à anterior. Para oferecer serviços diferenciados, é preciso ter uma equipe qualificada. Se você pretende ofertar manutenção de ar-condicionado automotivo, por exemplo, é básico ter alguém que entenda muito do assunto. Do contrário, o serviço não ficará bom, e o cliente, que poderia sair da sua oficina recomendando o serviço para seus amigos, vai sair falando mal dela.

Outra dica: exponha os certificados de especialização da equipe pelas paredes da oficina. Assim, o próprio cliente consegue visualizar a qualificação do time e fica mais tranquilo de que seu carro está em ótimas mãos.

Crie um programa de fidelização

Mais uma dica para que seu cliente sempre volte à oficina: crie um programa de fidelização. Assim, você pode oferecer alguma vantagem para o consumidor que sempre retorna para fazer a manutenção do carro — um brinde (como uma lavagem, um polimento, um chaveiro que fuja do lugar-comum), um desconto ou um sorteio de um prêmio de maior valor.

Você pode fazer uma pesquisa informal, perguntando o que o seu público gostaria de ganhar caso a sua oficina tivesse algum programa do tipo. Lembre-se de que manter um cliente sai mais barato do que atrair novos interessados nos seus serviços, e ele ainda pode recomendá-los para outras pessoas.

Invista em tecnologia e marketing

A sua marca é bem conhecida na internet? Cada vez mais, as pessoas vêm buscando informações sobre a reputação de empresas antes de contratá-las, e isso ocorre principalmente no Google e nas redes sociais. Uma marca reconhecida como confiável na internet tem um potencial maior de atrair clientes e aumentar a lucratividade. Mas essa divulgação online não pode ser feita de qualquer jeito, procure profissionais especializados para ajudá-lo nessa tarefa.

Dê atenção à gestão da oficina

Outro fator determinante para quem está quebrando a cabeça, pensando em como aumentar o faturamento de uma oficina mecânica, é qualificar a gestão da empresa. Muitas vezes, o lucro se perde justamente pelo mau gerenciamento de processos, desperdício de tempo e recursos, entre outros fatores, mesmo que a oficina tenha uma boa demanda de trabalho.

Por isso, atente-se a questões como:

  • ter cadastro dos clientes sempre atualizado;
  • trabalhar com fornecedores de confiança;
  • observar o fluxo de caixa todos os dias;
  • ter uma rotina de trabalho padronizada;
  • ficar de olho no que a concorrência anda fazendo — eles são uma boa fonte de soluções que você pode implementar também no seu negócio.

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