5 passos para fidelizar clientes para oficina mecânica

5 passos para fidelizar clientes para oficina mecânica

Para manter qualquer empreendimento de forma saudável, é imprescindível não focar só na venda, mas garantir que um cliente volte a próxima vez que precisar de um serviço. Com uma oficina não é diferente. Aliás, tratando-se de um serviço recorrente, é fundamental fidelizar clientes para oficina mecânica.

Conquistar uma nova clientela é um processo muito mais exaustivo e caro do que mantê-la fidedigna. Perder um freguês por falta de incentivo pode representar um desastre em reputação e estratégia de sustentabilidade para qualquer plano financeiro. Mas não se preocupe, reunimos aqui 5 dicas valiosíssimas para que você torne isso possível dentro da sua oficina. Quer saber mais? Fique com a gente!

Como fidelizar clientes para oficina mecânica

1. Com a ajuda de um software, entregue o melhor serviço: ágil e diferenciado

Que tal facilitar a sua vida? Softwares integrados de gestão empresarial — os ERP‘s — representam o futuro operacional. Economize em mão de obra, otimize com automatização de recursos, e conte ainda com a unificação de informações seguras e de fácil acesso à distância.

2. Treine os funcionários para que todos estejam em sintonia com o cliente

Parece óbvio, mas esse passo é muitas vezes ignorado. É importante “falar a língua do seu cliente”. Ser educado é básico, mas é preciso ir além. O seu cliente, muitas vezes leigo em assuntos relacionados com mecânica, deve se sentir compreendido e motivado a tirar suas dúvidas, por mais simplórias que sejam. Isso não só corresponde a um atendimento diferenciado, como incentiva um cliente a adquirir outro serviço.

3. Supere as expectativas do seu cliente

É consenso entre estratégias comerciais que prometer menos e entregar mais é uma ótima investida. Dentro de um senso cabível, adiar um prazo para entregar antes é sempre uma ótima ideia para surpreender positivamente o seu cliente. Isso agrega valor ao serviço prestado e garante fidelizar clientes para oficina mecânica.

4. Garanta fácil acesso e contato em diversas plataformas

Telefone fixo e contato com aplicativos de mensagens funcionam? Sim, funcionam, mas sozinhos não são suficientes. Entenda que na vasta gama de clientes que podem procurar sua oficina mecânica, a maioria está em contato constante com as redes sociais. Crie um blog e tenha o hábito de atualizar suas redes sociais com informações. Quem não é visto, não é lembrado.

5. Use a manutenção preventiva como dispositivo ativo no retorno do seu cliente.

Uma das funções de softwares de gestão empresarial é a de coletar dados e datas dos seus clientes, além de saber como contatá-los. Dentro dessas funcionalidades, é possível obter as datas de manutenção dos seus clientes e calcular o retorno recomendado para reparos preventivos em sua oficina. Dito isso, não é difícil deduzir que usar a manutenção preventiva pode ser uma forma de se mostrar atencioso à freguesia e ainda de garantir o seu retorno. Basicamente não tem como errar. É a prática em sintonia com a lógica de mercado. Aproveite essa chance para prestar um serviço memorável.

Fidelizar clientes para oficina mecânica é um passo fundamental para um tipo de serviço tão recorrente e essencial. Não perca tempo em otimizar as suas operações usando softwares de gestão (ERP’s). São muitos os problemas, mesmo complexos, que podem ser resolvidos com segurança e agilidade por meio plataformas online. Invista no seu negócio, treine os seus funcionários e cuide do seu cliente mesmo após ele sair da oficina. Esses são passos importantes para fortalecer a sua marca.

Gostou das nossas dicas sobre como fidelizar clientes? Confira também por que usar um sistema de gestão para sua oficina.

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