Análise de concorrência: como fazer corretamente na sua oficina?

Análise de concorrência: como fazer corretamente na sua oficina?

Ao planejar o início e o desenvolvimento do seu negócio próprio, o investidor deve sempre estar atento a todas as variáveis que podem ocorrer no estabelecimento. Uma das principais é: como vou me situar em um mercado com diversos concorrentes?

Independentemente de sua área, uma coisa deve sempre estar clara: você não é o único oferecendo tais serviços e produtos. Nesse caso, a análise de concorrência é um fator fundamental, pois ela o ajudará a entender melhor como você vai comandar seu investimento de uma maneira lucrativa.

Por isso, neste artigo, vamos explicar a importância de fazer uma análise precisa dos concorrentes e mostrar algumas dicas para colocar esse processo em prática. Confira!

Como fazer a análise de concorrência na oficina mecânica?

Diversos pontos são avaliados em uma análise de concorrência, como logística, preço e tipo do serviço a ser oferecido. Quanto mais itens forem inseridos, mais preenchida será a análise final, oferecendo ao plano de negócio um direcionamento adequado.

Procure sempre estar em constante pesquisa. Uma forma simples de fazer isso é pela comunicação com aqueles que já são clientes cadastrados e utilizam o que seu oponente oferece. Essa pesquisa de mercado procura saber a satisfação do seu público-alvo em comum. É possível analisar o nível de interesse das pessoas, o que as levam a adquirir tais serviços, a frequência de compra, o que as atrai e outros fatores que possam ser discutidos.

A análise de concorrência é feita conforme as particularidades de cada empresa. Contudo, alguns passos não podem ser deixados de lado. Veja quais são eles.

Identifique seus maiores concorrentes

O primeiro passo é a identificação daqueles que podem concorrer com o seu produto. No caso de uma oficina mecânica, procure primeiramente encontrar negócios que possam ser ameaças para você, como oficinas que ofereçam os mesmos tipos de serviços e que trabalhem com os mesmos tipos de clientes em sua localidade.

Geralmente, a proximidade é um fator interessante e que deve ser estudado: se a localização do seu negócio for muito próxima a de outra oficina que ofereça serviços parecidos, isso pode gerar complicações na hora de atrair sua própria clientela.

Determine sua posição no mercado

A cautela é essencial, o recomendado é sempre fazer uma análise completa e se reconhecer no mercado. Você precisa direcionar sua oficina para que ela realmente faça parte do mercado de consumo, mas sempre conhecendo seus limites. Sempre analise aonde você quer chegar e o que fazer para alcançar essa posição.

Observe seus pontos fortes e fracos

Como dito, o autoconhecimento é tudo, sendo um ótimo jeito de avançar comercialmente. Deve-se sempre ter a noção do que é possível ou não realizar. Saber quais são seus pontos fortes ou fracos pode determinar as suas vantagens e desvantagens em relação aos dados adquiridos nas análises de concorrência feitas. Dessa forma, é possível moldar suas estratégias de negócios.

Fique de olho nas oportunidades e ameaças

As oportunidades e ameaças que cercam seu estabelecimento também devem sempre estar no topo de seus conhecimentos. Além disso, precisam ser constantemente revisadas, a fim de que contribuam ainda mais para o seu progresso.

Use as ferramentas certas

Os quatro últimos pontos citados (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) fazem parte de um método de análise chamado de SWOT — FOFA em português. Ele consiste em um diagrama que permite uma análise do seu negócio e que o ajuda a progredir na sua área de atuação.

Além do diagrama SWOT, há outras ferramentas que você pode utilizar para facilitar as suas pesquisas, como softwares, Google Alerts e Similar Web, que ajudam na identificação dos concorrentes.

Você nunca estará totalmente certo sobre tudo que está inserido no mundo dos negócios. Assim, a pesquisa sobre investimentos, ações e caminhos deve ser constante.

Isso faz com que a análise de concorrência seja definitivamente indispensável no início de sua produção e até mesmo quando sua marca já estiver gravada no mercado, para que sempre haja uma alta nos negócios, evitando grandes desfalques devido aos avanços dos concorrentes.

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