fbpx

Codificação de produtos: entenda o que é, sua importância e como codificar

codificação de produtos

Um dos passos essenciais ao fazer a gestão de estoque para o seu negócio é estabelecer uma boa base de codificação de produtos. A ideia surge para que o empreendimento se mantenha atualizado sobre informações de disponibilidade de produtos, origem, localização, dentre outras diversas vantagens do controle.

O processo consiste, basicamente, em manter um sistema de organização que permita ao prestador de serviço coletar informações durante a venda de produtos e antecipar ações para manter o bom funcionamento da companhia.

Para saber mais sobre como manter a eficiência na codificação de produtos, fique conosco neste artigo e saiba mais sobre os benefícios da prática.

Por que a codificação de produtos é importante?

A necessidade da codificação de produtos surge para auxiliar no controle financeiro e operacional da sua empresa. Imagine que, durante um período de alto volume de vendas, a falta de informações que seriam possíveis de se conseguir somente por meio da codificação, podem embaralhar a sua noção de necessidade de reposição, ou mesmo de precificação e qualidade representada pelo mapeamento de saída de determinado produto.

Conheça abaixo algumas das vantagens de se contar com um esquema de codificação de produtos.

Cumprir exigências do mercado

Vendas sazonais — nas quais a necessidade de determinados produtos se eleva consideravelmente —, é possível mapear os interesses dos seus clientes e antecipar demandas, por meio de uma boa gestão de estoque resultada da codificação de produtos.

Uma oficina mecânica que apresente grande procura de peças destinadas à suspensão do veículo em determinado período de tempo, por exemplo, saberá, à distância de um clique, quando ir ao mercado para repor o estoque.

Ter controle da produção

A gestão de estoque bem controlada propicia ao dono do empreendimento a capacidade de apontar esforços para a produção de determinada operação, dentro das demandas do seu negócio. Outra vantagem é contar com a automatização para se localizar um item, instantaneamente, diminuindo o tempo gasto em um atendimento.

Aperfeiçoar a gestão do estoque

Reforçamos que um processo eficaz de codificação de produtos atua diretamente em uma boa gestão de estoque. Isso por que, com o auxílio de um software que realize essas leituras, o dono do negócio evita acumular produtos com pouca saída e a priorizar a compra daqueles que estão próximos de esgotar.

Como funciona o processo de codificação?

A interação permitida pelo sistema passa por um processo específico. Primeiramente, é preciso definir qual o padrão mais adequado. Geralmente, são utilizados os códigos de barras, gerados pelo cadastro prévio e manual do produto. Com esse tipo de informação, é possível acessar dados como:

  • descrição do produto;
  • origem;
  • informações de entrada e saída;
  • quantidade em estoque;
  • localização no espaço físico.

Sistema de gestão

Para essas e outras tantas funcionalidades, o empreendedor necessitará de um sistema de gestão integrada, que permite ter acesso à codificação de produtos. Com o devido cadastro, o software da MotorSW fornece dados, de forma remota, automática e descritiva.

Para essas e outras funcionalidades administrativas, o empreendedor deve analisar a aquisição de um sistema sofisticado de gestão que possa lhe garantir acurácia de informações, bem como rapidez e eliminação de erros, que influenciariam diretamente na gestão do estoque.

Para saber mais sobre softwares de gestão, entre em contato conosco e conheça o nosso sistema. Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *