5 fatores controle financeiro

5 fatores do controle financeiro de oficina mecânica para estar atento

Como você bem sabe, o setor de serviços mecânicos é bastante competitivo. Inclusive, é por conta desse e outros motivos que os operadores desse segmento devem considerar todas as estratégias e práticas para alavancar seus resultados. Sendo assim, elaboramos este post especial sobre o controle financeiro de oficina mecânica.

O nosso objetivo é fornecer um guia prático sobre o tema, demonstrando sua importância e os principais fatores na implementação dessa conceito, facilitando o aumento das margens e a redução dos custos. Portanto, não perca essa oportunidade e embarque nesta leitura!

A importância do controle financeiro na oficina mecânica

Previsibilidade, antecipação, crescimento e produtividade. A grosso modo, essas são as principais qualidades entregues às operações com um bom controle financeiro. Afinal de contas, é por meio dessa estratégia que se torna possível o acompanhamento de custos, despesas e investimentos com boa riqueza de detalhes.

Assim, a gestão da oficina tem maior agilidade no disparo de suas decisões, optando por estratégias, soluções, cortes e aplicações que tragam um retorno positivo aos resultados do estabelecimento, seja sob a forma de novos clientes, maior produtividade, novas contratações ou afins.

Em contrapartida, a ausência desse controle costuma ser crucial nos casos de falência, em que a falta de uma administração transparente acaba drenando todos os recursos da empresa e prejudicando sua capacidade de sobreviver a qualquer imprevisto do mercado.

Os 5 principais fatores na implementação desse controle

Agora, chega o momento em que mergulhamos no ponto prático. Esse é um tópico importante, pois o controle financeiro não consiste de uma única prática gerencial, mas de um conjunto de rotinas e valores éticos que garantem a preservação do caixa da empresa. Dê uma olhada!

1. Segmentação

O primeiro e mais importante aspecto de toda essa história: separar as despesas pessoais das empresariais. De uma maneira geral, essa é uma boa prática ética e corporativa, pois enxerga a empresa como uma figura que deve ser preservada de todo tipo de desgaste.

A vida pessoal do proprietário — assim como seus custos — não devem interferir no orçamento da oficina. O objetivo é que o caixa da empresa se mantenha exclusivo apenas ao emprego das despesas e investimentos voltados para o crescimento da própria oficina.

2. Custos

Outro detalhe importante no tema é a categorização dos custos, permitindo uma análise minuciosa dos desperdícios que devem ser eliminados. Para tanto, é interessante segmentar os custos entre fixos e variáveis, observando a flutuação dessas despesas ao longo do tempo e examinando formas de diminuir o consumo elétrico, telefônico e afins.

3. Planejamento

Planejar é a sólida arte da antecipação, valendo para praticamente tudo na vida. Nesse sentido, o controle financeiro também pode receber os benefícios dessa prática, com o planejamento de gastos previstos e investimentos futuros, balizando suas decisões em direção aos objetivos planejados.

4. Análise

Já aqui, temos a importante análise de fluxo de caixa. Essa é uma prática rotineira no diagnóstico da saúde financeira da sua oficina, em que você examina os pontos de excesso, ineficiência e ociosidade. O objetivo é eliminar cada uma dessas deficiências do orçamento, otimizando a rentabilidade do seu caixa.

5. Conciliação

Por último e não menos importante, temos a conciliação bancária e dos cartões de crédito, ambas fundamentais para organizar as entradas e saídas faturadas pela oficina, centralizando esses valores e evitando que a desorganização prejudique o orçamento da empresa.

Por fim, também vale destacar a importância de se contar com um software especializado para a gestão da sua oficina. Com uma boa plataforma, você ganha a segurança de operar com previsibilidade, controle e dinamismo, agilizando suas decisões e alavancando os seus resultados.

Pois bem, você gostou deste post sobre o controle financeiro de oficina mecânica? Então aproveite a chance de continuar mergulhado no tema, aprendendo agora como é possível aumentar o faturamento do seu estabelecimento mecânico!

Gostou? Compartilhe este conteúdo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Conheça nosso Sistema de Gerenciamento de Oficinas!

Siga-nos

Recentes

Comece agora a mudar a sua rotina, mande seu contato para fazer um teste grátis!