Você tem alguma ideia de quantas vendas a sua oficina já fez por meio de indicações dos clientes atuais? Difícil arriscar um palpite, certo?
Quando uma pessoa fica muito satisfeita com um produto ou serviço que adquiriu, a sua reação natural é compartilhar a novidade e indicar a empresa para os conhecidos.Esse processo leva o nome de marketing de indicação, estratégia extremamente positiva para os negócios.
Que tal entender melhor como funciona e aplicar na sua empresa? Neste artigo, reunimos informações e dicas para você trabalhar melhor as indicações da sua oficina e colocar em prática as estratégias para aumentar as vendas. Não deixe de ler!
O que é marketing de indicação?
O marketing de indicação ou referral marketing é uma estratégia de comunicação, usada para atração de novos clientes a partir da indicação feita pelos atuais. Ela estimula esse processo, com o objetivo de transformar os próprios clientes em promotores do seu negócio.
Como funciona na prática?
Existem duas formas de indicações, internas e externas. As internas acontecem quando os gestores e demais funcionários sugerem os serviços da empresa para os seus conhecidos.
As externas podem ser orgânicas ou pagas. Orgânicas são gratuitas, acontecem quando os clientes saem tão satisfeitos com o produto ou serviço que indicam para os amigos ou divulgam nas redes sociais. É a forma que garante mais credibilidade para o negócio. E, por fim, as pagas. Essas são frutos da parceria com algum influenciador referência no mercado de atuação.
É possível adotar a estratégia em uma oficina?
Com certeza! O marketing de indicações cabe perfeitamente na gestão de uma oficina mecânica. Serviços em automóveis são complexos, os clientes geralmente procuram empresas que transmitam confiança e ofereçam serviços de qualidade. Se as expectativas da pessoa forem atendidas, certamente a sua oficina será indicada quando algum conhecido precisar.
A primeira preocupação deve ser oferecer uma experiência memorável. É necessário ter um diferencial para colocar em prática imediatamente, com os clientes atuais. Confira as outras dicas:
Foque em excelente atendimento
Faz parte de uma boa experiência oferecer um excelente atendimento aos clientes, desde a recepção até o pós-venda, com garantia de qualidade dos serviços. Afinal, quem não gosta de ser bem atendido em qualquer empresa que procuramos?
Descubra o NPS da sua oficina
NPS é a sigla de Net Promoter Score, metodologia usada para medir o nível de lealdade dos clientes a uma marca ou empresa. Utiliza-se uma escala de 0 a 10 em relação à recomendação do serviço junto aos clientes.
Entre 0 e 6, significa que o cliente não ficou satisfeito. As notas 7 e 8 são consideradas neutras. Os melhores cenários são 9 e 10, pois representam as pessoas que podem promover a sua empresa no mercado. Junto com outros indicadores para oficinas, o NPS fornece muitas informações sobre como os clientes percebem a empresa.
É fundamental descobrir a nota da sua oficina antes de aplicar as estratégias para indicação. Uma nota baixa pode indicar a necessidade de rever outros pontos do negócio antes de investir nesse tipo de marketing.
Ofereça recompensas
As pessoas podem indicar a sua empresa de maneira espontânea. Porém, oferecer alguma recompensa torna a ação muito mais frequente. Invista em promoções exclusivas, cupons, brindes e outras formas de gerar engajamento no seu negócio.
Que tal colocar as dicas em prática? Comece por receber bem os novos e antigos clientes. Realize um bom histórico, pergunte como a pessoa chegou até você. E o principal, registre quais e quantas foram as indicações em um determinado período. Assim, é possível mensurar se a sua estratégia é ou não efetiva.
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