Como realizar um bom pós venda para oficinas mecânicas

Como realizar um bom pós-venda em oficinas mecânicas?

O grande intelectual do marketing moderno, Philip Kotler, não poderia ser mais sucinto ao afirmar que um cliente novo pode custar até 7 vezes mais que do que manter um atual. Mas como trabalhar o pós-venda em oficinas mecânicas do jeito certo?

Esse tipo de negócio sempre esteve associado à fidelização de clientes, principalmente nos pequenos municípios. Os proprietários de veículos, por uma questão de segurança e costume, sempre dão preferência a mecânicos já conhecidos ou indicados por familiares e amigos. Mas a questão é: como se tornar esse mecânico?

Neste artigo, você verá que existem diversos recursos que podem ajudá-lo a se tornar uma referência para seus clientes, porém, o bom atendimento e a simpatia continuam sendo os fatores principais. Confira cinco dicas que garantem um excelente pós-venda em oficinas mecânicas!

Capriche no serviço

Não existe fórmula mágica: seus clientes buscam um bom serviço, e essa é a melhor propaganda que você pode oferecer nesse negócio. Muitas oficinas mecânicas ganham má fama por sugerirem reparos desnecessários ou por falharem na qualidade do serviço e no tempo de entrega.

Portanto, seja absolutamente honesto em suas análises e evite sobrecarregar o seu pessoal. Acumular pedidos pode parecer vantajoso em um primeiro momento, mas o bem-estar dos seus colaboradores e a qualidade do serviço podem ser comprometidos. Considere aumentar o seu quadro de funcionários quando esse tipo de problema for percebido.

Ofereça um bom atendimento

Em uma oficina mecânica, é impossível oferecer um tratamento impessoal ao consumidor. É preciso conversar, ouvir o relato do cliente e, então, sugerir o serviço mais adequado, tudo de maneira compreensiva e educada. As pessoas geralmente não têm um conhecimento aprofundado sobre a parte técnica dos seus veículos, mas esperam uma solução prática.

Além disso, vale ressaltar que nenhum estabelecimento comercial bem-sucedido tolera grosserias, impaciência, descaso ou deboche com os clientes, muito menos comentários e atitudes desrespeitosas ou preconceituosas. Basta uma breve experiência ruim para que seu consumidor abandone o local e relate o fato a várias pessoas conhecidas.

Conheça seu público

Para entregar o melhor serviço e ainda oferecer um excelente pós-venda em oficinas mecânicas ou qualquer outro tipo de empreendimento, é fundamental conhecer o seu público, ou seja, seus atuais e futuros clientes.

A maneira mais prática de fazer isso é usando softwares de gestão para reunir informações, como:

  • nome;
  • telefone;
  • e-mail;
  • data de nascimento;
  • localidade;
  • veículo (marca, modelo e quilometragem);
  • histórico de serviços;
  • pagamentos.

Acompanhe seus clientes

Com os dados de cadastro à sua disposição, temos um verdadeiro leque de oportunidades de fidelização. Você pode enviar lembretes de manutenções periódicas e oferecer promoções ocasionalmente.

Se a sua empresa estiver disposta a investir em uma forte estratégia de relacionamento, uma sugestão é adotar campanhas de e-mail marketing para distribuir conteúdos de interesse do cliente, como dicas de:

Dessa forma, além de manter um relacionamento com seus atuais e futuros clientes, você ainda demonstra autoridade na sua área de atuação.

Ouça seus consumidores

Por fim, sempre deixe espaço para as pessoas se manifestarem em canais de feedback (área do site, buscadores, e-mail e telefone) ou em avaliações de satisfação (formulários online ou em papel).

O consumidor moderno está sempre disposto a falar sobre os produtos e serviços que utiliza. Por isso os sites de reclamação e os espaços de avaliação das redes sociais fazem um tremendo sucesso, ajudando muitas pessoas a escolherem serviços.

De maneira geral, podemos dizer que é fundamental continuar entregando valor e atenção ao cliente, mesmo após o fechamento da venda. As pessoas estão em busca de empresas confiáveis e atenciosas, mas é essencial que suas ações de pós-venda sejam críveis e atrativas. Contudo, tome cuidado para não parecer chato ou insistente, pois isso gera um resultado indesejado.

Não há nenhum segredo ao trabalhar o pós-venda em oficinas mecânicas. Qualquer empresa que consegue estabelecer um diálogo produtivo com seus consumidores têm muito a ganhar: as pessoas ficam mais satisfeitas, os custos de aquisição são minimizados e seus clientes se tornam verdadeiros parceiros do seu negócio, recomendando sua empresa a familiares e amigos.

Este artigo foi útil para você? Então continue aprendendo conosco! Descubra agora como fidelizar clientes em uma oficina mecânica!

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