Manutenção preventiva em oficinas mecânicas: entenda os benefícios

O ambiente das oficinas mecânicas é tomado pela ideia de robustez: um local em que se trabalha pesado, por longos períodos e com altíssima produtividade. No entanto, poucos proprietários se dão conta do arco de durabilidade das ferramentas que equipam seu estabelecimento, e assim, ignoram a manutenção preventiva de suas oficinas.

Não, caro leitor, você não leu errado! Na realidade, preparamos este artigo justamente para demonstrar a importância desse procedimento para a eficiência do seu negócio, evitando a repetição de processos, o desperdício de produtos e a perda de tempo. Acompanhe!

Os problemas evitados pela manutenção preventiva

A melhor maneira de entender o papel dessa manutenção junto às oficinas é traçar um paralelo com sua função sobre os veículos. Como você bem sabe, a preventiva é um procedimento de revisão e reparo que antecede os eventuais problemas, de maneira a reduzir custos e riscos ao condutor. O mesmo vale para a sua oficina, mas com algumas pequenas alterações. Agora, confira os principais transtornos evitados com esse procedimento!

Paralisação das máquinas

Tal como acontece com os veículos, suas máquinas e ferramentas podem te deixar a “ver navios”, justamente em um dia lotado de ordens de serviço. Imagine só perder a funcionalidade do duplicador de vagas justo no horário de pico. Ou, ainda, ter problemas inesperados com o elevador automotivo, com a repuxadora elétrica ou com qualquer outra ferramenta indispensável ao seu cotidiano.

Desperdício de recursos

Novamente, comparamos com os automóveis. A ação que antecede o problema (substituindo componentes e combatendo a expansão do desgaste) é muito mais barata do que a manutenção corretiva, na qual você precisará substituir a ferramenta por completo, adquirindo uma nova. No fim das contas, cuidar das suas máquinas é uma excelente maneira de evitar um rombo no orçamento da oficina.

Desgaste avançado

A manutenção preventiva das máquinas consegue estender a vida útil delas em até 30%, justamente pela detecção antecipada das eventuais falhas que aconteceriam por conta do desgaste. Essa é uma porcentagem significativa e que, com toda certeza, garantirá alguns anos extras de fôlego financeiro à sua operação. Isso porque você não se preocupará com a reposição do maquinário tão cedo.

Ociosidade operacional

Máquinas defeituosas prejudicam dias e semanas de trabalho a fio. Apenas a perda do duplicador de vagas já pode fazer com que sua admissão de serviços caia pela metade, por conta da falta de espaço para o armazenamento dos veículos. Para além disso, a inatividade em máquinas mais específicas impedirá o trabalho naqueles casos que dependem dessas ferramentas para os reparos.

O auxílio tecnológico nessa prevenção

Entretanto, para extrair a máxima eficiência desse procedimento, você precisará se aliar com uma solução tecnológica, seja na fidelização do seu cliente, seja no controle do estabelecimento. Perceba que ao contratar um sistema robusto para o gerenciamento da sua oficina, você agradará à clientela e protegerá o seu patrimônio por meio de algumas funcionalidades, como:

  • aplicativo mobile que notifica os seus clientes com as datas e as descrições para as próximas manutenções;
  • central de controle virtual, oferecendo uma gestão financeira ágil e objetiva, priorizando o faturamento da sua oficina;
  • painel de relatórios gerenciais, permitindo que o gestor identifique os gargalos, o crescimento e as oportunidades de alavancar a operação.

Sendo assim, concluímos que a manutenção preventiva é uma prática que recompensa a disciplina daqueles que pensam no amanhã, garantindo benefícios semelhantes aos condutores e aos empreendedores. E com isso, reforçamos aquele antigo lema da sabedoria popular que dizia: é melhor prevenir do que remediar!

Agora que você sabe como a tecnologia pode ser uma aliada na manutenção preventiva da sua oficina, já pode aproveitar para conferir as funcionalidades da nossa solução na prática. Para tanto, acesse o nosso portal e teste a Motor SW gratuitamente por uma semana!

426

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *