fbpx

Ar-condicionado automotivo: o que devo explicar ao meu cliente sobre o tema?

ar condicionado automotivo

Demonstrar conhecimento e prestar informações relevantes, de maneira didática, sobre os produtos e serviços que você oferece na sua oficina mecânica, são algumas das melhores estratégias para atrair e fidelizar clientes.

Por exemplo, você está preparado para responder as dúvidas de um consumidor exigente que pretende instalar um ar-condicionado automotivo?

Pensando nisso, nós, da MOTORsw, elaboramos este artigo com algumas informações que você deve apresentar tanto para conquistar quanto para manter clientes na oficina. Acompanhe.

Como fazer a manutenção do ar-condicionado automotivo?

Os sistemas de ares-condicionados automotivos, assim como os residenciais, comerciais e industriais, requerem manutenção especial e cuidados para evitar o risco de provocar doenças respiratórias e alergias nos usuários dos veículos. Além disso, essas ações prolongam a vida útil do equipamento e economizam combustível.

Basicamente, a manutenção completa do ar-condicionado automotivo requer:

  • verificação das condições do filtro de ar;
  • inspeção das mangueiras (tubulações), da correia e da grade;
  • averiguação da pressão do gás e funcionamento do compressor;
  • aplicação de produto para a higienização e desinfecção da tubulação.

Quando fazer a manutenção do ar-condicionado automotivo?

Segundo os fabricantes, a manutenção do ar-condicionado automotivo deve ser feita a cada seis meses, mesmo que o usuário alegue que o veículo está funcionando perfeitamente e não apresente queixas. Porém, existem alguns detalhes no funcionamento do sistema que não são percebidos por leigos. Portanto, a análise deve ser feita por profissionais especializados.

Destaca-se que, se o veículo trafega com frequência em estradas de terra, o ideal é que a manutenção seja realizada com uma periodicidade menor que seis meses, principalmente, a troca dos filtros. Extrapolar os prazos estipulados para revisão do ar-condicionado pode causar maiores desgastes nas peças, e isso aumenta o custo dos serviços.

Como limpar o ar-condicionado?

Os proprietários dos veículos, mesmo que sejam leigos, podem contribuir para a manutenção do sistema de ar-condicionado, fazendo a limpeza pelo método da higienização. Esse é um processo no qual são aplicados produtos higienizadores em spray nos dutos do automóvel.

São produtos simples de utilizar e que ajudam a combater a proliferação de fungos e bactérias que circulam no ar. Além disso, deixam um cheiro agradável no veículo, pois são perfumados. Pode ser feita também a limpeza das aletas, retirando a poeira com pano e hastes flexíveis de algodão.

Quais cuidados tomar com o ar-condicionado do veículo?

Para evitar danos no ar-condicionado dos automóveis e evitar a sobrecarga do seu funcionamento, os usuários dos veículos devem tomar alguns cuidados na utilização desse sistema de refrigeração. Saiba quais são eles:

  • colocar o ar-condicionado para funcionar de duas a três vezes por mês para evitar o ressecamento das peças e acessórios do sistema;
  • abrir os vidros do veículo quando ele estiver muito quente por ter ficado estacionado sob o sol. Somente depois de circular ar fresco por alguns minutos, o ar-condicionado deve ser ligado;
  • evitar acionar o sistema de recirculação com a intenção de atingir a temperatura desejada mais rápido, pois essa atitude poderá sobrecarregar o sistema.

Passe essas dicas sempre que for vender um sistema de ar-condicionado automotivo. Afinal, são recomendações úteis para que você consiga manter o bom atendimento ao cliente. Além disso, procure sempre se manter informado, seja curioso e use ferramentas e softwares para sua oficina mecânica, pois isso facilitará e organizará o seu dia. Lembre-se: nesse ramo, tempo é dinheiro.

Gostou do assunto? Quer mais informações sobre o ramo automotivo e as oficinas mecânicas? Então, faça contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *