fbpx

Quer saber como calcular comissão? Confira as principais maneiras

como calcular comissão

Em muitos casos, além do salário fixo recebido no final de todo mês, o funcionário pode receber junto a tão esperada comissão. Mas, afinal, o que é isso? A comissão pode ser vista tanto quanto uma forma de incentivo quanto uma maneira de recompensa para o funcionário, e é formada por um valor percentual atribuído ao vendedor, baseado em seu desempenho nas vendas.

Embora pareça ser simples, existem várias maneiras de como calcular comissão. Por isso, é importante escolher o modelo adequado e fazer o cálculo de maneira correta para não perder dinheiro, evitar erros e garantir a comissão dos funcionários.

Quer saber qual a melhor forma de como calcular comissão? Então este artigo é ideal para você, pois abordaremos como funciona e as principais maneiras de realizar o cálculo das comissões dos vendedores. Acompanhe!

Como calcular comissão?

Por se tratar de um valor que não é fixo no salário final, a comissão pode ser abordada de diversas maneiras, cada uma baseada em seu próprio método de como calcular o valor que será adicionado ao montante do funcionário. Esta gama de cálculos pode variar de acordo com o modelo que a empresa em questão achar melhor.

Desta forma, é de extrema necessidade que o patrão saiba qual o sistema ideal a se seguir e as formas corretas de cálculo, para que não haja nenhum tipo de erro ou confusão com a porcentagem. Veja, a seguir, os 5 principais métodos!

Comissão por vendas

Talvez seja a opção mais comum dentre todas, por também ser a mais fácil de entender. O vendedor sempre receberá um porcentual fixo sobre o valor de cada venda que ele mesmo realizar.

Faturamento

A comissão por faturamento é bem simples de ser calculada. Previamente, um valor percentual é estabelecido entre o patrão e os funcionários, e a comissão será baseada levando em consideração o dinheiro total arrecadado pela empresa durante o mês.

Por exemplo, se o percentual escolhido for de 2% e o arrecadado pela empresa for 100 mil, o funcionário receberá 2% deste valor final.

Margem de lucro

Neste, o valor de comissão também deve ser previamente fixado. É baseado no lucro bruto que a empresa obtém por cada venda. Ou seja, se por um serviço é recebido 2.500 reais, mas é gasto 1.000 para que possa ser realizado, seu lucro é de 1.500 reais, sendo este o valor que será referência para a comissão.

Recebimento

Neste método, somente os valores já recebidos pela empresa são válidos. Se o vendedor realizar uma venda que será dividida em parcelas, sua comissão virá do mesmo modo. Mês a mês, o funcionário receberá a pequena parte da fatura feita pelo cliente.

É um modo conhecido por gerar maior controle financeiro pelos patrões e incentiva o aumento na quantidade de vendas.

Rendimento

É considerado um bônus e não é diretamente uma forma de comissão. Geralmente, é aplicada como uma recompensa aos melhores funcionários no mês em questão, podendo ser motivada pelo requisito que o chefe decidir.

É fundamental um gerente saber como calcular comissão, controlar todas as transações e fluxos monetários e, de preferência, ser adepto a programas de cálculos automáticos. Por mais que seja incabível, ainda há muitos erros nas horas de distribuição dos salários, podendo ser por digitação, cálculos ou erro nos valores descritos. Sendo assim, um assunto como o pagamento de salários é extremamente delicado e deve ser tratado da maneira mais precisa possível.

Gostou do nosso artigo e quer conhecer mais formas de motivar seus funcionários? Então leia as 6 melhores práticas de atendimento em oficinas mecânicas e garanta o sucesso do seu empreendimento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *