Em tempos de crise econômica, as prioridades mudam e a compra de um veículo novo não faz mais tanto parte dos planos da maioria da população. Assim, a permanência com o mesmo carro é cada vez maior, e o movimento nas oficinas mecânicas também.
Como o reparo de veículos têm sido a melhor saída para motoristas que procuram economizar os gastos com revisão, é hora das oficinas também aproveitarem esta oportunidade para gerar maior movimento e lucro. Saiba como criar oportunidades para o seu negócio neste artigo! Acompanhe!
Como fugir da crise com segurança?
Colocar uma ideia em prática ou realizar um investimento pode ser algo que está sempre nos planos e que vai sendo adiado, porém, em tempos de crise, precisamos criar nossas oportunidades com criatividade e empreendedorismo.
Um momento de queda precede um momento de reflexão e de avaliação dos riscos. É hora de planejar os passos atenciosamente e perceber que em um momento delicado, oportunidades surgem em diversas formas e podem sim ser positivas para o seu faturamento. Para isso, o empreendedor precisa:
- avaliar os fatores internos e externos ao seu negócio;
- manter o foco e criar estratégias dentro da realidade do ramo em que atua.
- criar metas com prazo para serem cumpridas e que gerem resultados reais;
- usar a criatividade a serviço do seu negócio, criando diferenciais exclusivos para seus clientes;
- observar o mercado e buscar oportunidades dentro dele;
- compreender as novas necessidades dos seus clientes.
Como fortalecer o seu negócio durante a crise?
Seu negócio é único e é assim que ele deve ser visto por quem usufrui de seus serviços. Deve-se criar um diferencial perante os concorrentes. Algo que faça sua marca ser lembrada pelos consumidores. Os motoristas que fazem a revisão na oficina, em vez da concessionária, buscam economia, mas também procuram qualidade no serviço prestado e no atendimento.
O primeiro passo é manter o foco em efetivamente melhorar o seu atendimento e ampliar investimentos em infraestrutura e na sua equipe de colaboradores. Uma mudança física dá suporte à criação de uma confiança em uma clientela que precisa de serviços eficazes durante o momento de crise.
Além do espaço físico, invista também no relacionamento com os clientes. Crie oportunidades de fidelização, mesmo que sejam as mais simples: promova sorteios, incentive, por exemplo, a cultura do cartão fidelidade e da doação de brindes. Traga o cliente para perto.
Como planejar os seus próximos passos?
Agora que você tem em mente que há sempre uma oportunidade de pensar fora da caixa durante uma crise, é hora de colocar em prática as ideias de crescimento. Se a venda de automóveis despenca, mais clientes sentirão a necessidade de fazer a manutenção de seu carros.
Para se destacar no mercado, é interessante que o proprietário de uma oficina mecânica pense na capacitação do pessoal, dos equipamentos e da lógica de gestão. Mais do que nunca é preciso se modernizar e estar um passo à frente da concorrência.
Novas tecnologias
Comece valorizando as plataformas que dizem respeito à sua marca. É importante ser reconhecível e se tornar um nome de confiança em um momento delicado. Invista no marketing digital da sua empresa. Esclareça dúvidas, esteja junto do cliente no momento que ele mais precisa.
Reveja o seu espaço físico, sua matéria-prima e seus insumos, além de suas peças. Mantenha uma boa aparência e modernize o seu estoque de ferramentas de trabalho. Uma boa impressão nesse momento, pode render ao seu negócio um cartão de visitas bastante convidativo.
Software de gestão
Um software dedicado à otimização das tarefas corriqueiras, culminando em um aumento considerável na produção, é um dos passos que um dono de oficina mecânica deve avaliar. Agilidade e contar com as facilidades do dia a dia, inibe que o trabalho se sobrecarregue e viabiliza um melhor relacionamento com um cliente que, por esse motivo, tem as exigências atendidas com rapidez.
Um sistema online de gerenciamento, permite um controle unificado dos processos do seu negócio, indo desde uma serviço de ordem de serviço online, passando por pontos de funcionalidades essenciais como o de discriminar orçamentos, atualizar estoques de entrada e saída, emitir notas fiscais e muito mais. A famosa mão na roda em tempos de crise.
Satisfação dos clientes
Todo tipo de investimento dentro do seu negócio deve ser para garantir a satisfação do seu cliente. Isso significa priorizar que ele retorne, que recomende o seu negócio e que ainda por cima valorize cada centavo gasto com seu automóvel — o que é fundamental em tempos de crise.
E a concorrência? Como superá-la?
Esteja preparado para as mudanças de mercado e a evolução tecnológica. O planejamento das suas ações deve estar conectado com o sistema de gestão do seu negócio. As promoções devem estar alinhadas a um plano de ações e não devem ser algo aleatório ao negócio e à verba disponível.
Ofereça serviços diferenciados, que coloque a sua oficina mecânica em papel de destaque. Alguns exemplos:
- serviço de busca e entrega para o carro do cliente;
- estar sempre disponível, em várias plataformas e redes sociais. Se possível separar uma linha direta para emergências;
- realizar reparos simples dos clientes no conforto de suas casas;
- doar cortesias, como calibrar os pneus, ceder um odorizador para o carro etc.
Aproveite um bom sistema de gestão e da sua constante coleta de dados para conhecer o seu cliente. Antecipe os seus problemas, ofereça serviços e manutenção. Calcule os períodos de troca de óleo, balanceamento etc. Busque sempre mostrar ao seu cliente que ele sempre será bem-vindo a sua oficina mecânica e que você sempre estará lá; dedicado a ele e ao seu automóvel.
Agora que você sabe mais sobre como fugir da crise e os passos para modernizar a sua oficina mecânica, entre em contato conosco. Temos o plano perfeito para você. Até mais!